sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

É possível melhorar o lugar onde você vive

Resultado de um amplo processo, o desenvolvimento de um território acontece quando uma série de fatores trabalham de forma integrada. Este cenário inclui aspectos como o crescimento econômico, a sustentabilidade ambiental e o crescimento dos conhecimentos, habilidades e competências das pessoas que habitam naquele território.
Capturar

Neste sentido, a atuação das micro e pequenas empresas consiste em um pilar estratégico. Afinal, existem no Brasil 5.592.819 micro e pequenas empresas (dados da Rais/2007), o que corresponde a 99,1% do total de negócios formais existentes no País. São quase 39 milhões de brasileiros que trabalham nessas empresas (54,4% do total de postos de trabalho do setor privado). Ou seja, as micro e pequenas empresas geram produção, empregos, salários, consumo e arrecadação de impostos nos municípios. 

Por isso, o Sebrae promove diversas ações de apoio ao desenvolvimento territorial com foco nos pequenos negócios. No entanto, não faz isso sem reconhecer a visão sistêmica do processo e a consequente necessidade de participação do governo local, da comunidade, dos empreendedores e de várias instituições de apoio para que o desenvolvimento aconteça.

Quer saber mais sobre desenvolvimento territorial? Então acesse o menu Conheça o assunto e saiba como você pode contribuir para a promoção do desenvolvimento no seu território.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

A pesquisa de mercado é importante?

Todas as decisões relacionadas a novos empreendimentos contêm um certo grau de incerteza, tanto no que diz respeito à informação na qual as decisões estão baseadas como no que diz respeito às suas conseqüências.  
Assim, o sucesso de uma pesquisa mercadológica é uma ferramenta de orientação para as decisões. Isso significa que a pesquisa deve ser aplicada somente quando os seus resultados contribuírem para diminuir a incerteza ou influenciar decisões. A informação, por si só, não leva à decisão nem ao sucesso: é preciso escolher um curso de ação que ajude a identificar problemas e oportunidades e que indique caminhos que reduzam as incertezas. 
Não há qualquer razão para se fazer uma pesquisa mercadológica se o tomador de decisão (o empreendedor) não pretende alterar sua posição Capturarinicial, não acredita ou não compreende os seus verdadeiros resultados.  
Diversos dados externos necessários às empresas são secundários, ou seja, são regularmente obtidos e organizados por entidades públicas ou privadas, como prefeituras municipais, secretarias de estado, órgãos do Governo Federal, entidades de classe e universidades, entre outras fontes

Para a abertura ou expansão de um novo negócio, a primeira providência que um empreendedor deve tomar é desenvolver uma análise mercadológica.

O Sebrae atua há mais de 30 (trinta) anos em todo o país, sempre com o objetivo de aumentar a competitividade das empresas de micro e pequenos portes. Baseado  nessa experiência, o Sebrae Minas lança uma série de manuais com temas gerenciais diversificados e abrangentes, buscando orientar os empreendedores quanto às suas dúvidas mais freqüentes no processo de gestão de um pequeno negócio. Estes manuais foram produzidos com o intuito de dar uma visão ampla e prática das ferramentas de gestão existentes, contribuindo para o aprimoramento da gestão dos pequenos empreendimentos, sem contudo esgotar os temas abordados. Os empreendedores e empresários poderão, a partir da leitura destes manuais, implantar as ferramentas de gestão apresentadas, sem maiores dificuldades.

Clique AQUI e leia um manual completo sobre como realizar uma pesquisa de mercado.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Dicas para montar (ou turbinar) o seu site

Saiba como criar, organizar, administrar e divulgar a sua marca virtualmente – além de atrair clientes e vender mais pela internet

Por Wilson Gotardello Filho

Manter um site bombando é indispensável nos dias de hoje. Uma presença marcante na rede divulga a marca, estreita o relacionamento com clientes, fornecedores e outros stakeholders e impulsiona as vendas. Com a cultura empresarial cada vez mais interativa, estar bem posicionado na internet e saber utilizar as redes sociais torna-se a cada dia mais importante. P1881_internet1 equenas Empresas & Grandes Negócios reuniu 50 dicas para você desenvolver o site dos seus sonhos

1>>>DELINEIE UMA ESTRATÉGIA
Uma das dicas para ter um bom site está na ponta da língua de todos os especialistas: saiba exatamente o que você espera dele. "Muitas vezes as empresas querem tudo, e isso não é possível", diz Raquel Horta, da Mapa Digital. Se a intenção da empresa for vender pela rede, o site deve ser desenhado de uma maneira; se a ideia for apenas divulgação, de outra. "O empreendedor deve focar no objetivo real do projeto para só então definir recursos e funcionalidades", afirma Alexandre Nucci Soncini, diretor da agência especializada WX7

2>>> ANALISE A CONCORRÊNCIA
Se você está montando o seu primeiro site, é interessante observar quais são as páginas e os recursos utilizados pelos seus concorrentes. "Não deixe de buscar referências no setor", diz Raquel Horta, da Mapa Digital

 

3>>>ESTUDE O PÚBLICO
Invista em pesquisas para saber o que o seu público quer ver em um site. Caso a empresa não possua recursos para contratar uma agência de pesquisa, a ferramenta Google Analytics é uma boa alternativa para identificar o perfil dos seus consumidores. "É importante saber quem acessa o seu site", explica Raquel Horta. A fabricante de preservativos Blowtex, por exemplo, identificou um desejo entre os internautas de ter mais do que informações sobre os seus produtos e resolveu criar uma área com dicas de baladas e shows. Hoje, essa é uma das seções do site com mais acessos, segundo Marco Martinez, diretor da empresa

4>>>DEFINA QUEM VAI DESENVOLVER O SITE
Com o avanço da tecnologia, ferramentas de criação de sites estão à disposição dos usuários nos grandes portais por preços a partir de R$ 15 por mês. Os recursos são mais limitados do que quando se recorre a uma agência. Neste caso, gasta-se no mínimo R$ 4 mil - dependendo do projeto, o custo pode chegar a R$ 50 mil, segundo Darcy Barbará Filho, da WT11

 

Veja mais dicas AQUI.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Caderno de Inspirações

O setor de moda busca sempre estar atualizado e cheio de novidades para apresentar aos seus consumidores. A cada nova estação, mudam-se os estilos, as cores, as texturas e há o lançamento de novos produtos no mercado.


Para auxiliar os profissionais de moda, o Sebrae, em parceria com o Senai/Cetiqt, lançou o Caderno de Tendências para a Moda. O objetivo da publicação é apresentar as diversas possibilidades para que designers de moda e empresas do setor de vestuário preparem suas coleções atendendo aos desejos cada vez mais complexos dos consumidores.


Com duas edições anuais (verão e inverno), o Caderno de Tendências oferece informações privilegiadas aos empresários, que podem contar com um importante apoio ao processo criativo dos profissionais de moda para que ofereçam ao mercado produtos exclusivos, competitivos e atuais.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Próprio, o programa que orienta o candidato a empresário

Desperta, informa e capacita para a abertura de uma empresa348proprio003

Ter um negócio constitui o sonho de muita gente. Para torná-lo realidade, é preciso que os novos empreendedores contem com o apoio e a orientação de profissionais especializados. Conhecer a realidade do mercado e organizar cuidadosamente um plano de negócios é essencial para alcançar o sucesso.


É um programa presencial (você não faz pela internet, mas nos postos de atendimento do Sebrae em todo o Brasil). Veja neste mapa o

endereço mais perto de você.


Conheça as etapas do programa:

Portas abertas
É o primeiro contato com o Próprio. Nesse ponto, o futuro empresário conhece o programa e é informado sobre como o Sebrae pode auxiliá-lo na descoberta do melhor caminho a seguir com o negócio. 

Despertando o empresário
O futuro da empresa depende dos cuidados de seu dono. O perfil e o talento do futuro empresário são fundamentais para o sucesso do negócio. Esse módulo ajuda a fazer uma reflexão sobre as características comportamentais e despertar o potencial empreendedor. 

Coletando informações
O empresário constrói um roteiro de coleta de informações para dar subsídio consistente à elaboração do plano de negócios. É um passo importante, que ajuda a solidificar o projeto. 

Conhecendo o negócio
O empreendedor deve organizar as informações coletadas, tendo em vista o cenário do futuro negócio, o que lhe proporciona visão mais clara e consistente para a discussão na consultoria de viabilidade. 

Consultoria de viabilidade
O futuro empresário é atendido por um consultor e orientado com relação a decisões fundamentais para o sucesso de seu empreendimento. Com as informações levantadas, o consultor realiza simulações e ajudar a analisar a viabilidade do negócio. 

Registro da empresa 
O Sebrae auxilia com a parte burocrática, agilizando o processo e permitindo que a empresa seja registrada e abra as portas rapidamente.
O Próprio não é um programa gratuito, mas o Sebrae subsidia parte do investimento. Procure o

Atendimento mais próximo de você para consultar sobre os valores.

Conheça também o Empretec, o curso presencial de imersão que complementa o Próprio. Saiba mais: Workshop Empretec ajuda a amadurecer o futuro empresário.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Pense GRANDE! Google cria internet ultra rápida

O Google vai entrar em um mercado diferente e promete levar banda larga de altíssima velocidade para cerca de 500 mil pessoas nos Estados Unidos.
A empresa afirmou que vai usar fibra ótica para oferecer um serviço competitivo e cerca de 100 vezes mais rápido que as conexões atuais (1Gbps) para os usuários. Isso basicamente significa que você pode baixar um filme em alta definição, ou blue-ray em apenas alguns segundos!

O serviço terá preços extremamente competitivos e possibilitará o acesso a regiões nunca antes atendidas pela internet banda larga. Com isso, o Google espera mudar a cara da internet como vemos hoje em dia, criando ou possibilitando a criação de aplicativos ultra rápidos, desenvolvendo novas e ilimitadas aplicações para o uso da fibra ótica e permitindo o livre acesso a diversas redes e diferentes provedores.

Segundo o próprio Google, este é um projeto experimental e seu principal objetivo é o de aprendizagem. A empresa já liberou aos governos locais americanos um formulário que deve ser preenchido por aqueles primeiros interessados. Quem se candidata?

O vídeo abaixo (em inglês) dá uma palhinha sobre esta nova e extraordinária tecnologia!

Conheça o programa “Negócio Certo” do SEBRAE

O Negócio Certo é um programa de autoatendimento oferecido gratuitamente pelo Sebrae. Ele atende tanto pessoas que buscam orientações práticas na abertura de novos negócios, quanto empresários que já possuem uma empresa e desejam avaliar suas estratégias e melhorar a sua administração.

Isso significa dizer que você pode estar em um destes momentos na sua vida:

  • Buscando uma ideia de negócio;
  • Já tem uma ideia de negócio, mas não sabe se ela é viável financeiramente;
  • Já tem seu negócio e gostaria de registrá-lo, mas teme ser muito complexo este processo;
  • Já registrou seu negócio e agora está precisando de orientações em como melhor administrá-lo;
  • Quer melhorar o relacionamento do seu negócio com o mercado.
negocio certo

O Programa se estrutura nas seguintes etapas:

  1. Etapa 0

    O objetivo desta etapa é orientá-lo em relação ao Programa Negócio Certo. Assim, você terá todas as orientações passo a passo, para realizar com tranquilidade seu autoatendimento.

  2. Etapa 1

    Nesta etapa vamos ajudá-lo a definir sua ideia de negócio a partir de sua realidade. Para apoiar sua escolha, serão disponibilizadas 700 fichas técnicas de negócios em meio digital (Banco Ideias de Negócios).

  3. Etapa 2

    Aqui vamos auxiliá-lo na verificação da viabilidade mercadológica e econômico-financeira da ideia de negócio escolhida.

  4. Etapa 3

    Nesta etapa você vai obter orientações sobre a formalização do negócio. A elaboração do conteúdo considerará desde a definição da forma jurídica mais adequada, até o passo a passo do registro do futuro negócio nas esferas estadual, municipal e federal. Além disso, serão consideradas informações e orientações referentes ao processo de registro, conforme o tipo de negócio escolhido.

  5. Etapa 4

    Agora, vamos apoiá-lo na administração da sua empresa já registrada. Nesta etapa são oferecida s ferramentas relacionadas à gestão de negócios.

  6. Etapa 5

    Esta é a etapa final do Programa de Autoatendimento Negócio Certo. O objetivo principal é apresentar dicas básicas para o relacionamento de sua empresa com o mercado. Nela você terá importantes informações sobre marketing para entender e definir qual a melhor maneira de atender as demandas e as necessidades dos seus clientes.

Saiba mais no site do SEBRAE.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Você já conhece o Google Buzz?

Hoje o Google lançou um novo produto, chamado BUZZ.

O Google Buzz é uma nova maneira de iniciar conversas online sobre coisas que você acha interessante. Ele é uma ferramenta dentro do Gmail, então você nem precisa se preocupar de fazer novos cadastros ou adicionar amigos, pode utilizar a sua rede já existente – e funciona muito bem.

O Buzz automaticamente segue as pessoas que você mais conversa ou envia e-mails, focado em construir uma plataforma simples e rápida de compartilhamento de fotos, videos e links.

A função Buzz está sendo liberada gradativamente a todos os usuários do Gmail, portanto caso ainda não tenha aparecido na sua conta, tenha paciência.

Guia prático para o registro de uma empresa

Para uma micro ou uma pequena empresa exercer suas atividades no Brasil, é preciso, entre outras providências, ter registro na prefeitura ou na administração regional da cidade onde ela vai funcionar, no estado, na Receita Federal e na Previdência Social. Dependendo da atividade pode ser necessário também o registro na Entidade de Classe, na Secretaria de Meio-Ambiente e outros órgãos de fiscalizaçao. A seguir, mostraremos caminhos e daremos dicas para tornar esse momento empresarial menos complicado.

Na Junta Comercial ou Cartório de Registro de Pessoa Jurídica

O registro legal de uma empresa é tirado na Junta Comercial do estado ou no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica. Para as pessoas jurídicas, esse passo é equivalente à obtenção da Certidão de Nascimento de uma pessoa física. A partir desse registro, a empresa existe oficialmente - o que não significa que ela possa começar a operar.
Para fazer o registro é preciso apresentar uma série de documentos e formulários que podem variar de um estado para o outro. Citamos os mais comuns:
- Contrato Social;
- Documentos pessoais de cada sócio (no caso de uma sociedade).

Os preços e prazos para abertura variam de estado para estado. Para isso, o ideal é consultar o site da Junta Comercial do estado em que a empresa estiver localizada.
Registrada a empresa, será entregue ao seu proprietário o NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresa).que é uma etiqueta ou um carimbo, feito pela Junta Comercial ou Cartório, contendo um número que é fixado no ato contitutivo.

CNPJ

Com o NIRE em mãos, chega a hora de registrar a empresa como contribuinte, ou seja, de obter o CNPJ.
O registro do CNPJ é feito exclusivamente pela Internet, no site da Receita Federal por meio do download de um programa específico. Os documentos necessários, informados no site, são enviados por sedex ou pessoalmente para a Secretaria da Receita Federal, e a resposta é dada também pela Internet.
Ao fazer o cadastro no CNPJ, é preciso escolher a atividade que a empresa irá exercer. Essa classificação será utilizada não apenas na tributação, mas também na fiscalização das atividades da empresa. Lembre-se que nem todas as empresas podem optar pelo Simples, principalmente as prestadoras de serviços que exigem habilitação profissional. Portanto, antes de fazer sua inscrição no CNPJ, consulte os tipos de empresa que não se enquadram no Simples.

 

Alvará de funcionamento

Com o CNPJ cadastrado, é preciso ir à prefeitura ou administração regional para receber o alvará de funcionamento. O alvará é uma licença que permite o estabelecimento e o funcionamento de instituições comerciais, industriais, agrícolas e prestadoras de serviços, bem como de sociedades e associações de qualquer natureza, vinculadas a pessoas físicas ou jurídicas. Isso é feito na prefeitura ou na administração regional ou na Secretaria Municipal da Fazenda de cada município. Geralmente, a documentação necessária é:
- Formulário próprio da prefeitura;
- Consulta prévia de endereço aprovada;
- Cópia do CNPJ;
- Cópia do Contrato Social;
- Laudo dos órgãos de vistoria, quando necessário.

 

Inscrição Estadual

Já o cadastro no sistema tributário estadual deve ser feito junto à Secretaria Estadual da Fazenda. Em geral, ele não pode ser feito pela Internet, mas isso varia de estado para estado. Atualmente, a maioria dos estados possui convênio com a Receita Federal, o que permite obter a Inscrição Estadual junto com o CNPJ, por meio de um único cadastro.
A Inscrição Estadual é obrigatória para empresas dos setores do comércio, indústria e serviços de transporte intermunicipal e interestadual. Também estão incluídos os serviços de comunicação e energia. Ela é necessária para a obtenção da inscrição no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Observação: em alguns estados a inscrição estadual deve ser solicitada antes do alvará de funcionamento.

Cadastro na Previdência Social


Após a concessão do alvará de funcionamento, a empresa já está apta a entrar em operação. No entanto, ainda faltam duas etapas fundamentais para o seu funcionamento. A primeira é o cadastro na Previdência Social, independente da empresa possuir funcionários.
Para contratar funcionários, é preciso arcar com as obrigações trabalhistas sobre eles. Ainda que seja um único funcionário, ou apenas os sócios inicialmente, a empresa precisa estar cadastrada na Previdência Social e pagar os respectivos tributos. Assim, o representante deverá dirigir-se à Agência da Previdência de sua jurisdição para solicitar o cadastramento da empresa e seus responsáveis legais. O prazo para cadastramento é de 30 dias após o início das atividades.


Aparato fiscal


Agora resta apenas preparar o aparato fiscal para que seu empreendimento entre em ação. Será necessário solicitar a autorização para impressão das notas fiscais e a autenticação de livros fiscais. Isso é feito na prefeitura de cada cidade. Empresas que pretendam dedicar-se às atividades de indústria e comércio deverão ir à Secretaria de Estado da Fazenda.No caso do Distrito Federal, independente do segmento de atuação da empresa, esta autorização é emitida pela Secretaria de Fazenda Estadual.
Uma vez que o aparato fiscal esteja pronto e registrado, sua empresa pode começar a operar legalmente. Antes, no entanto, certifique-se que tudo ocorreu bem durante os procedimentos anteriores. Se estiver tudo certo, basta tocar o seu negócio adiante.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

As diferentes formas de propaganda

marketingSegundo a Associação Americana de Propaganda, “propaganda é a mensagem divulgada em veículos de grande penetração (TV, rádio, revistas, jornais etc) e patrocinada (iss é, paga) por um anunciante que tem por objetivo criar ou reforçar imagens ou preferências na mente do consumidor, predi spondo-o favoravelmente em relação ao produto, serviço ou empresa patrocinadora”. O objetivo dela é criar, mudar ou reforçar atitudes que vão influir no comportamento das pessoas.

Uma boa propaganda tem algumas característecas básica, tais como:

- Proporciona orientação para o consumidor;
- Concentra-se em uma só idéia vendedora (ênfase no benefício mais importante);
- Apresenta idéia competitiva e singular (contém um benefício, uma qualidade ou quantidade única, diferenciada);
- Envolve o consumidor (capta e mantém a atenção do consumidor, além de trabalhar sua motivação);
- Deve ser crível e sincera (se é verdadeira e soa verdadeira, o consumidor sente que o anunciante é honesto. O exagero e a fantasia valem, mas não devem tentar enganar);
- Deve ser simples, clara e completa (não deixa mal-entendido);
- Associa a idéia vendedora (benefícios) à marca (registra claramente a marca e a amarra ao benefício);
- Incrementa as vendas (estabelece forte desejo de compra);
- Deve aproveitar bem o veículo de comunicação (propaganda eficiente usa o veículo certo para o seu propósito).

Saiba quando a propaganda é mais eficiente e alguns cuidados básicos que você deve ter ao panejar as suas ações clicando AQUI!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

10 passos para empreender com sucesso

1 – Iniciamos um negócio a partir de uma “idéia”, mas sempre devemos confirmar se esta “idéia” é realmente uma oportunidade de negócio

2 – É decisivo planejar previamente a estrutura do negócio, principalmente:

a)  investimentos necessários até a completa viabilização,

b)  limites de custos,

c)  volumes de receitas (vendas),

d)  reserva de capital

3 –  O domínio do negócio deve ser conseguido imediatamente, como os aspectos da tecnologia envolvida, condições de mercado e aspectos gerenciais.

4- Nunca misturar o dinheiro da empresa com a renda familiar.

5- Sempre manter o negócio adaptado  às necessidades do público alvoempreender2

6 – Estabelecer rapidamente parcerias com fornecedores e com concorrentes

7- Manter crescente a agressividade da estratégia de vendas: ultrapassar no tempo certo o “ponto de equilíbrio”, no qual os gastos se equilibram com as receitas.

8 – Empresários de sucesso não permitem que o processo operacional seja dependente de sua atuação e presença, além do tempo necessário à viabilização do negócio. O mais cedo possível o dono deve se ocupar das questões estratégicas para crescimento e exploração competente da oportunidade.

9 –  Nunca dar passos maiores que as pernas. A ação de planejar deve ser permanente e principalmente nas  decisões estratégicas os riscos devem ser cautelosamente calculados.

10 – Sempre ter objetivos e metas. As decisões e operações devem ser subordinadas ao desejo de atingir objetivos e cumprir metas de desempenho, legitimado para todos da empresa. “Quem não sabe a direção a tomar, qualquer direção serve”. Se não há um volume de lucro a perseguir, qualquer lucro serve, inclusive nenhum lucro, e a empresa morre.

Como o “Produção mais Limpa” pode ajudar sua empresa

Fonte: Rede Brasileira de Produção Mais Limpa

12085pmaisl

O princípio básico da metodologia da Produção mais Limpa (PmaisL) é eliminar a poluição durante o processo de produção, não no final. A razão: todos os resíduos que a empresa gera custaram-lhe dinheiro, pois foram comprados a preço de matéria-prima e consumira insumos como água e energia. Uma vez gerados, continuam a consumir dinheiro, seja sob a forma de gastos de tratamento e armazenamento, seja sob a forma de multas pela falta desses cuidados, ou ainda pelos danos à imagem e à reputação da empresa. 


Por isso, foi desenvolvido o Guia para a Produção mais Lima - Faça Você Mesmo. O objetivo é orientar os empresários na aplicação de uma metodologia que vai ajudá-los a repensar a geração de resíduos em suas empresas e a ganhar dinheiro com isso.

O guia começa mostrando como identificar e quantificar os resíduos e perdas gerados no processo produtivo. Em seguida, ensina a avaliar as matérias-primas, água e energia consumidas e a montar balanços de massa e de energia, nos quais os custos das matérias-primas e insumos são relacionados aos custos dos resíduos gerados. Finalmente, mostra como a análise desses balanços permite identificar oportunidades de Produção mais Limpa, as quais proporcionam benefícios para o meio ambiente e ganhos econômicos para a empresa, contribuindo para a economia de recursos naturais, a melhoria da imagem e o aumento da competitividade.

Para acessar o guia,

Clique aqui.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Você sabe gerir os custos de sua empresa? Veja dicas.

custos Temos observado que é muito comum encontrar empresários do segmento da prestação de serviços que apresentam dificuldades na Gestão dos Custos em suas empresas. 
Essas dificuldades caracterizam-se por vários motivos. Alguns deles são:

• o desconhecimento de como devem fazer para saber sobre os custos dos serviços; 

• a consideração de que é muito trabalhoso, difícil e complicado controlar, acompanhar e tomar decisões em relação aos custos dos serviços oferecidos; 


• o pensamento de que nem sempre isso ajuda a ganhar mais dinheiro.


Esta situação é muito preocupante, pois qualquer atividade empresarial “tocada” sem que seus proprietários tenham domínio sobre os custos do negócio, está sujeita a situações muito desfavoráveis, que podem até levar ao fechamento da empresa.

Leia aqui o relatório completo detalhado que vai ajudar você a planejar os custos da sua pequena empresa.

Saiba como montar o preço do seu serviço

preço Estabelecer o preço de venda é um dos mais importantes momentos nas decisões a serem implantadas na empresa. A simples questão “Por quanto devem ser vendidos os serviços prestados?” traduz muitas coisas em relação à empresa, mas em resumo podemos respondê-la sob três aspectos: Custos e Despesas, Competitividade e Rentabilidade. Assim, se esses três aspectos estiverem harmonizados, podemos entender tratar-se de uma empresa de sucesso. O dia-a-dia, no entanto, provoca situações que influenciam diretamente essa harmonia, pois ora não se consegue tratar adequadamente dos custos e das despesas, ora é a perda da competitividade e, se não bastasse, a rentabilidade fica tão comprometida que pode até representar resultados negativos.
Quer saber mais detalhes? Clique aqui e leia o relatório completo. Ainda, caso necessite, utilize as tabelas do SEBRAE de cálculo de preço para prestadores de serviços. É GRÁTIS!

Como elaborar um plano de negócios!

O plano de negócio é o melhor instrumento para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor. Desenvolver o seu é um sinal de maturidade e planejamento - através de seu plano de negócio quem quer iniciar uma empresa tem mais segurança para alcançar o êxito e também ampliar ou promover inovações.


Baixe aqui o arquivo completo, no formato pdf. Imprima e use!

Como elaborar um plano de negócio


Assim como para construir uma casa, organizar uma festa, viajar para o campo ou para o litoral é necessário fazer um cuidadoso planejamento.
Ou seja, a casa, a festa e a viagem não vão se realizar apenas porque você assim deseja, mesmo que seja um desejo ardoroso. Idéias assim nascem em nossos corações, porém, para que elas se tornem realidade, é preciso construí-las passo a passo.

empreendedor


Para que uma viagem aconteça, é necessário escolher o local a ser visitado, decidir o tempo da viagem, quanto dinheiro levar, comprar passagens, reservar hotel, arrumar as malas, entre tantas outras coisas. Se, para uma simples viagem, precisamos fazer tudo isso, imagine quando queremos abrir um negócio. E empreender, muitas vezes, é uma viagem para um lugar desconhecido.


Para você organizar suas idéias é que foi criado o plano de negócio. Nesta viagem ao mundo dos empreendedores, ele será o seu mapa de percurso.
O plano irá orientá-lo na busca de informações detalhadas sobre o seu ramo, os produtos e serviços que irá oferecer, seus clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do seu negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade de sua idéia e na gestão da empresa.

Ao final, seu plano irá ajudá-lo a responder a seguinte pergunta: “Vale a pena abrir, manter ou ampliar o meu negócio?”.
Lembre-se de que a preparação de um plano de negócio é um grande desafio, pois exige persistência, comprometimento, pesquisa, trabalho duro e muita criatividade.

 
Boa sorte, ou melhor dizendo, bom trabalho! E tenha claro que começar já é a metade de toda a ação. Sucesso!

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Você já conhece as novas notas de Real?

O Banco Central lança nesta quarta-feira a segunda família de cédulas do real. As novas notas mantiveram as mesmas cores das antigas e os mesmos animais. Os tamanhos serão diferentes, a de R$ 2 é a menor, a de R$ 5 um pouco maior, e assim sucessivamente, a exemplo do euro.

A nova série de notas entrará em circulação gradualmente até 2012, mas as notas em circulação continuarão a valer até a substituição integral.

notas de real A frente da cédula, porém, está visualmente mais limpa, mantida a efígie da República. A cédula ganhou, do lado direito, uma faixa com o valor da nota escrito e, do lado esquerdo, um grafismo com figuras do habitat de cada animal - a nota de R$ 100, por exemplo, que tem uma garoupa verso, ganhou na frente figuras que remetem ao mar.

No verso, as figuras de animais foram modificadas e estão agora na horizontal. A nota de R$ 50, por exemplo, traz a mesma figura da onça pintada, agora deitada sobre uma pedra.

As notas ganharam também novos itens de segurança. As notas de R$ 50 e R$ 100 começam a circular já no primeiro semestre. O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, darão entrevista coletiva às 12h para explicar as mudanças.

Oportunidade de negócio: Lan Houses

Mais de 35% das 56 milhões de pessoas que se conectaram à internet em 2008 utilizaram uma lan house. Essa é uma das constatações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2008, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com este percentual, as lan houses conquistaram o segundo lugar no ranking de onde mais se acessa a internet no Brasil. Em primeiro, ficou o domicílio dos usuários (57,1%).

Embora o nome LAN HOUSE venha do inglês (LAN - Local Area Network e House – que significa “Casa”), a origem deste conceito de negócio é controversa. Alguns aficionados acreditam que as primeiras Lan House originaram-se na Coréia do Sul, em meados da década de 1990, enquanto outros acreditam que o embrião das LAN Houses foram as LAN Parties, uma prática iniciada em 1995 nos EUA, principalmente nos estados da Califórnia e Texas, difundindo-se pelo mundo nos anos seguintes. No Brasil as primeiras LAN Houses foram criadas em 1998.

A LAN House é um estabelecimento comercial que conta clan-house1om os próprios computadores configurados em rede local (LAN) e com seus games instalados: o consumidor chega durante o horário de funcionamento e paga pela hora de jogo.

Fisicamente, a Lan House se caracterizada por diversos computadores de última geração em um ambiente hi-tech, com ar-condicionado e poltronas confortáveis.

Ela funciona como um ponto de encontro dos aficionados em jogos eletrônicos, que além de trocarem ex periências e aprimorarem as jogadas, podem navegar na internet, rede mundial de computadores ( www – world wide web), em um ambiente lúdico e divertido.

As LAN Parties são eventos nos quais muitos jogadores alugam um espaço e trazem seus computadores para longos campeonatos ininterruptos de jogos.

Além das Lan parties , pode-se agregar valor a este negócio oferecendo novos serviços .

Clique AQUI e saiba mais sobre a oportunidade de um novo negócio.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Conheça a história de dois empreendedores que deram certo!

por Camila de Magalhães
Todos eles têm uma coisa  em comum: apostaram em uma ideia inovadora e seguiram até o fim para que ela se concretizasse. O desafio de ganhar uma nova fatia do mercado é o que move esses empreendedores, que começaram a investir em seus negócios ainda como estudantes. Aqui, você vai conhecer as histórias de quatro pessoas que acreditaram em seu potencial e hoje vivem dessas apostas.
Investimento de R$ 300 rendeu US$ 342 milhões.

romero buscapeO site Buscapé é um dos maiores exemplos de sucesso entre jovens empreendedores no país. Em setembro do ano passado, o grupo de comércio eletrônico criado pelos então estudantes de engenharia Romero Rodrigues, Rodrigo Borges e Ronaldo Takahashi, com o estudante de administração Mário Letelier, teve 91% de suas ações vendidas para a Nasper Limited por nada menos do que 342 milhões de dólares. Pioneira na América Latina, a ideia do software spider (cuja finalidade é a comparação de preços, lojas, produtos e serviços) surgiu em 1998, depois que Rodrigo teve dificuldades em comprar uma impressora pela internet porque não encontrava informações de onde adquirir disponíveis na web.

Cada integrante do grupo investiu inicialmente a quantia de R$ 100 para a conta de celular e hospedagem do site, que foi lançado em 1999 com 35 lojas cadastradas e 30 mil produtos disponíveis para pesquisa. A princípio, os estudantes tiveram dificuldades com a aceitação do programa por lojistas. “Chegamos a ouvir muitos nãos porque na época as lojas tinham receio de ver os preços de seus produtos disponíveis na rede”, lembra Romero Rodrigues, 32 anos, presidente da empresa. Mas o sucesso do serviço foi tamanho que, em novembro de 1999, o Buscapé recebeu o primeiro aporte de um grupo de empresários brasileiros (US$ 150 mil) e, em junho de 2000, conseguiu o primeiro investimento internacional — US$ 3 milhões — dos bancos da Merrill Lynch e Unibanco.

O modelo mostrou-se promissor e os investimentos não pararam. Em 2004, já eram quase 6 milhões de visitantes únicos no país que acessavam um total de 3,5 mil lojas e mais de 5 milhões de produtos cadastrados. A expansão de serviços fortaleceu o grupo. Hoje, o modelo está presente em 28 países. Em 2005, com a entrada da Great Hill Partners como sócia, houve a fusão com o Bondfaro, que contribuiu para o fortalecimento frente aos concorrentes e atuação na América Latina. Mesmo com a venda de 91% das ações, os fundadores do Buscapé continuam no comando. O desafio agora é internacionalizar o negócio e integrar as nove marcas que adquiriram.
Ela começou vendendo sapatos no estacionamento da faculdade
Ao ver que a remuneração na área de pedagogia não agradava muito, a estudante Thaíza Francischini, 22 anos, resolveu partir para um negócio próprio. Aproveitou que os familiares já trabalhavam com componentes de calçados e decidiu investir na revenda de sapatos. Em agosto de 2008, viajou para São Paulo e trouxe uma série de modelos para vender na rua. Abria o porta-malas do carro em estacionamentos de faculdades e esperava a mulherada aparecer. Inicialmente, as clientes eram amigas suas, mas depois começaram a surgir novas interessadas.

Vendo que dava certo, passou a expor as mercadorias em feiras de roupas e acessórios no DF. Foi juntando dinheiro e conseguiu abrir uma loja na Asa Norte, no início de 2009, quando usou os conhecimentos do curso de administração, do qual desistiu no sexto semestre. Os dois primeiros meses foram difíceis, com pouca procura. Thaíza quase fechou as portas. Até que, em março, veio a ideia que transformou a vida da jovem empresária: estabelecer o preço único de R$ 49,90 para todos os produtos. O noivo ajudou a criar o site da loja e o fluxo aumentou consideravelmente. “O diferencial é a qualidade aliada ao preço”, diz.

Em agosto do ano passado, abriu outra loja, em Luziânia, com os mesmos moldes. Lá, a mãe dá uma força no atendimento. “Hoje, o negócio me dá um retorno muito bom, que eu não conseguiria na minha área (pedagogia)”, destaca Thaíza, que vive sem ajuda financeira dos pais. Em um ano, o faturamento cresceu 16 vezes. Passou de R$ 5 mil para R$ 80 mil. Agora, ela já aluga a terceira loja e pretende, em breve, ampliar para outros estados. A estudante confessa que, no início, os pais não acreditavam no sucesso do negócio e hoje em dia estão surpresos com os resultados.

Seja um Empreendedor Individual (EI)

Ontem falamos aqui no blog sobre a lei complementar 128, de 2008 que legaliza os microempreendedores individuais e sobre os seus benefícios. Hoje daremos uma dica ainda maior.

O SEBRAE oferece um curso GRATUITO para aqueles que querem saber mais sobre o MEI e para conscientizar o empreendedor individual, sobre a importância de se legalizar. São mostrados também como é o processo de legalização, os locais de funcionamento, os impostos a serem pagos pelo EI e os benefícios de aposentadoria e auxílio doença.

O curso tem duração de apenas 3 horas e não é presencial, então pode ser feito pela internet, no conforto da sua casa, em qualquer computador. Você ainda pode gravar as aulas para revê-las posteriormente e recebe todo o material complementar para esclarecer suas dúvidas.

Acesse o site e se inscreva até o dia 07/02/2010. Não perca esta chance!

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Você é um microempreendedor? Conhece seus direitos?

Foi votada e já está ativa uma lei que regulariza os microempreendedores de todo o Brasil.

Ser reconhecido pela lei é sonho de muitos pequenos comerciantes. Pelo projeto, o microempreendedor terá direito a conta bancária e acesso a crédito. Para isso, o empresário não pode ter sócio e deve ter no máximo um empregado.MEI

A proposta pode mudar a vida de quem hoje trabalha na informalidade. Não paga impostos mas por outro lado não tem direito à aposentadoria ou a qualquer outro benefício como licença-maternidade e auxílio-doença. Pelos cálculos do Sebrae, cerca de 4 milhões de empresas podem ser criadas com a aprovação do projeto.

Basta ter um pequeno negócio, com faturamento de até R$ 36 mil por ano e no máximo um empregado. Pelo projeto, para se tornar um microempreendedor individual, é preciso ir a uma junta comercial e abrir uma empresa. O processo de abertura da empresa vai ser simplificado.

O microempreendedor passa então a pagar uma taxa única de cerca de R$ 50 por mês de impostos e contribuição para a Previdência. Pronto: está legalizado com direito a todos os benefícios da Previdência. “Ele passa a existir formalmente, tem direito às questões previdenciárias, pode ter um acidente ou ter um auxílio-natalidade, por exemplo, se for do sexo feminino e todos os direitos da Previdência, inclusive aposentadoria por invalidez”, explica o relator do projeto Aldemir Santana. “Isso é bom para o cidadão, é bom para a economia e é bom para o país. Temos que fazer com que esses produtores, esses trabalhadores saia, da marginalização da questão da atuação fora dos padrões legais e possam efetivamente pagando muito pouco se legalizar e ter o seu futuro garantido”, afirma o líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR).

Para se registrar como MEI, o empreendedor deve procurar um contador e fornecer o número da sua carteira de identidade e do CPF e o seu endereço residencial. Deve informar, ainda, o endereço do local onde trabalha ou pretende trabalhar e a atividade que vai exercer.

O MEI será registrado na Junta Comercial, terá um número no CNPJ fornecido pela Secretaria da Receita Federal do Brasil e um Alvará da Prefeitura. Se a atividade for comercial ou industrial, também terá um registro na Secretaria da Receita Estadual

Clique no link e saiba se você pode ser considerrado MEI.

Campus Party – Balanço Geral!

Neste domingo, 31/01, chegou ao fim mais uma Campus Party. O evento teve origem na Espanha, em Valência, há 13 anos e aqui no Brasil, esta foi a terceira edição e, com certeza, a mais interessante. Além de oferecer banda larga com velocidade de 10GB, ótimas palestras e workshops, o ventendo reuniu grandes nomes do mundo da internet, como o famoso hacker Kevin Mitnick, que hoje trabalha como consultor de segurança, e o coordenador de campanha eleitoral nas redes sociais nos EUA de Barack Obama, Scott Goodstein, que inovou e baseou a campanha em mobilidade, voluntariado e microfinanciamento.

O diretor da Campus Party, Marcelo Branco, comemorou o sucesso da edição 2010. “Ainda não tenho os números, mas foram mais de 100 mil pessoas visitando, com mais de seis mil campuseiros”, disse ele. “Temas estratégicos foram discutidos, como o Marco Civil, o plano nacional de banda larga e os direitos humanos na web. Isso elevou o nível, com representantes da esfera pública conversando com internautas.” Marcelo Branco confirmou que a Campus Party volta para São Paulo no ano que vem, mas não garantiu que o evento será realizado novamente no Centro de Exposições Imigrantes.

A Campus Party 2010 não se destacou apenas pelo viés tecnológico que lhe é natural. A feira teve seu momento de palco político ao receber a visita de duas candidatas à presidência da República em 2010; Dilma Roussef, do PT, e Marina Silva, do PV, foram prestigiar o encontro na última sexta-feira.

Para o Achar É Fácil o evento foi de extrema importância. Fomos um dos 10 finalistas do Campuseiros Apresentam e tivemos a chance de apresentar no sábado dia 30/01/2010 o nosso projeto em um dos palcos principais do evento. Fomos bastante elogiados e aplaudidos e conseguimos bastante contatos, que provavelmente possibilitarão bons frutos ao AEF. Conhecemos projetos extremamente interessantes e inovadores e acreditamos que todos terão excelentes oportunidades. Abaixo, os nomes dos 10 projetos que foram selecionados, com os respectivos responsáveis:

Estúdio GameBlox (Diego Santos)

Millennium (Thiago Andrade)

3R Planet (José Arnaldo dos Santos)

Achar É Fácil (Jacques Roenick)

Auire - Identicador de cores e de dinheiro (Nathalia Sautchuck Patrício)

Filtrie.com (Diego Morais)

Toaí (Wallysson Santos)

iTVProject - Ferramenta de Autoria WEB para TV Digital (Marcos Roberto)

Projeto Nuswit - Fique Ligado Ligando (Carlos Dib)

Targ.TV (Maurilio Alberone)

Parabéns a todos!

Agradecemos à organização do evento e esperamos poder participar dos próximos! Até ano que vem!

Related Posts with Thumbnails
 
Contador de visitas
Contador de visitas