segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Com apoio do Sebrae, lan houses atenderão empreendedores

Um social game foi a maneira que o Sebrae encontrou para transformar centros públicos de acesso pago (lan houses, na definição do Centro Gestor da Internet – CGI) em Pontos de Acesso a Serviços e Produtos da mesma entidade.

Os Pontos de Acesso, ou Pontos de Formalização, oferecem cursos de capacitação e meios online de formalização para empreendedores. A partir daí surge uma nova função social para as lan houses, que em 2009 foram responsáveis pelo fornecimento do acesso a 45% dos brasileiros que usaram a internet, segundo o CGI.

O Desafio Lan Sebrae, que teve sua segunda fase iniciada no dia 27/09, é uma estratégia de articulação para a rede social Raio Brasil (http://raiobrasil.ning.com), fruto da iniciativa Sebrae-CDI, que envolve o Comitê para a Democratização da Informática (CDI), ONG que há 15 anos promove a inclusão digital no Brasil e em mais 12 países.

No Raio Brasil, mais de 1.000 proprietários de lan house mantêm contato entre si e com o Sebrae. Os membros podem participar da primeira etapa do Desafio Lan Sebrae, que se baseia em 12 atividades relacionadas ao empreendedorismo e à formalização. Após concluí-las, o participante recebe uma certificação de Ponto de Formalização da entidade provedora da iniciativa.

Mais de 100 lan houses já foram certificadas como tal. Elas agora podem concorrer a prêmios e a uma viagem a Brasília, onde poderão conhecer a sede do Sebrae Nacional. Para isso, basta que consigam se manter no topo do ranking da segunda fase do jogo social.

Nesta nova etapa, os participantes são desafiados a apadrinhar outras lan houses, levando-as a concluir a primeira parte do Desafio Lan Sebrae. Os Pontos de Formalização ganham pontos ao responder quizzes, que são elaborados para traçar o perfil dessas lan houses, dizendo se elas estão mais aptas para o oferecimento de jogos, serviços etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 
Contador de visitas
Contador de visitas