quarta-feira, 23 de março de 2011

3 opções de franquias virtuais


Redes que atuam na internet atraem interessados pelo baixo investimento necessário para o início da operação

Por Rafael Farias Teixeira para revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Guilherme Lepca
As primeiras franquias com atuação exclusiva na internet começaram a surgir no Brasil no ano 2000. Mas foi só a partir de 2007 que esse modelo de negócio começou a ganhar corpo no país. O baixo investimento necessário para a abertura de uma unidade, já que o empreendimento prescinde de uma sede física para atendimento do público, é o principal atrativo para os interessados. O sistema é, em geral, idêntico ao das franquias tradicionais, com pagamento de royalties e taxas de divulgação. Investir em uma franquia virtual, porém, requer conhecimento das ferramentas de divulgação on-line. “Nesse mercado, ganha quem sabe fazer marketing na internet”, diz Cristina Franco, vice-presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Além de dominar a linguagem da internet, o interessado em virar um franqueado virtual precisa tomar as precauções de praxe: pesquisar exaustivamente o mercado e conseguir referências confiáveis sobre a empresa franqueadora. Conheça a seguir três redes que operam na modalidade virtual.

1 > ANTÍDOTO COSMÉTICOS 
O investimento inicial de R$ 19.900 dá direito ao site, a um notebook e a um smartphone (para manter o franqueado sempre conectado). Do valor investido, R$ 10 mil são revertidos em produtos, na forma de um estoque inicial. A empresa oferece treinamento e cobra uma taxa mensal de manutenção de R$ 80. Cada franqueado tem exclusividade em sua região de atuação e o site principal da marca direciona o consumidor automaticamente para a franquia que atenda ao seu endereço. A rede tem 15 franqueados.

2 > TEM USADOS 
A rede nacional de anúncios de comércio de carros novos e seminovos também determina regiões de atuação para seus franqueados virtuais — em geral, comerciantes de automóveis interessados em ampliar a divulgação do negócio. O investimento inicial é de R$ 13.500 e inclui equipamentos, software exclusivo e suporte técnico. A rede também cobra uma taxa de 15% de royalties sobre o faturamento bruto e 3% para fundo de propaganda. O prazo de retorno é de 12 a 18 meses.

3 > AUDIOLIVRO EDITORA 
Para se ter uma unidade franqueada da editora de livros sonoros é preciso investir R$ 2 mil na criação de um site personalizado. O franqueado fica com 20% do valor da venda dos produtos da editora e ainda tem a opção de vender mercadorias relacionadas ao universo literário no site. Por isso, a plataforma é uma boa opção para donos de livrarias independentes e de sebos que pretendem ampliar o mercado consumidor. Não há cobrança de nenhuma taxa adicional, mas o franqueador não garante a exclusividade territorial. 

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