quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

De retalho em retalho, um presente para você e para o planeta!

cooperárvore.artesanatoA Cooperárvore é uma cooperativa social que, através de costura, silk e artesanato, desenvolve produtos que aliam design, inovação e funcionalidade. Com o olhar voltado para as novas formas de consumo do mundo contemporâneo e o estímulo cada vez maior da reciclabilidade, a cooperativa utiliza, em sua maioria, matéria prima oriunda de outras atividades produtivas, doada pela Rede Fiat de Cidadania. Seu portfólio inclui produtos de artesanato originais e versáteis, para uso nas mais diversas ocasiões.

Criada através do Programa Árvore da Vida – Jardim Teresópolis (www.fiat.com.br/arvoredavida), para gerar oportunidade de fortalecimento humano e geração de trabalho e renda a moradores do Jardim Teresópolis, bairro de Betim (MG), hoje, dezenas de famílias têm, na Cooperarvore, a sua principal fonte de renda. Nesop1ses últimos anos, além das mais de 80.000 peças produzidas e comercializadas pelo grupo, foi gerada uma nova perspectiva de vida aos participantes, onde a criatividade, o esforço e o trabalho resultam uma conquista coletiva e representam fonte de inspiração e orgulho para toda a comunidade do Jardim Teresópolis.

O programa tem como foco o desenvolvimento territorial da área localizada em frente à fábrica da Fiat, uma comunidade formada por cerca de 40 mil pessoas, com altos índices de vulnerabilidade social.

op2Implantado em 2004, elaborado e executado em parceria com as ONGs Fundação AVSI e CDM, propõe um trabalho centrado no desenvolvimento do território, através de atividades socioeducativas, de geração de emprego e renda, e de fortalecimento da comunidade para atender as crianças e jovens e seus públicos de relacionamento como família, escola e instituições locais.

Os resultados obtidos até agora comprovam a assertividade das ações. Houve aumento da aprovação e freqüência dos alunoop3s à escola, bem como do interesse e participação nas aulas, elevando os índices escolares
da região. As ações de geração de emprego e renda também refletiram num aumento da renda das famílias participantes, através da inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho e da criação da Cooperárvore.
O comércio, principal vocação econômica da região, passa por um processo de crescimento, gerando ainda mais oportunidades e emprego para os moradores.

O trabalho de fortalecimento da comunidade, que teve como base a formação de gestores e lideranças locais, possibilitou a criação da Rede de Desenvolvimento Social do Jardim Teresópolis, da qual participam hoje 30 instituições da comunidade, que se reúnem periodicamente para buscar, em conjunto, soluções para os principais problemas da região.op4

Quer saber mais? Acesse o site da Cooperárvore AQUI!

Um comentário:

  1. Um belo exemplo. Como este existem muitos outros pelo Brasil. Pena que são pouco divulgados.

    Parabéns pelo post!

    Abraços!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails
 
Contador de visitas
Contador de visitas