sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Ano-novo começa com dados de clientes em dia

Cheques, notas fiscais e até recibo do cartão carregam dados preciosos sobre comportamento de consumo

Por Roseli Garcia para PE&GN

Divulgação

Passadas as vendas de final de ano, em conjunto com os rastros de euforia – ou, em muitos casos, a fatídica frustração da falta de planejamento –, o empreendedor acaba ignorando informações preciosas que estiveram disponíveis em seu dia a dia. Os cheques pré-datados que recebeu, as notas fiscais e até mesmo o recibo da maquininha do cartão carregam algo precioso em sua essência: os dados cadastrais de seus clientes.
Infelizmente, muitos empresários ainda consideram essas informações algo supérfluo, que somente devem ser utilizadas em caso de cheque sem fundo, impasses fiscais e situações afins. Mal eles percebem que esses dados – até mesmo dispostos de maneira solta e desencontrada – são subsídios preciosos para o cadastro de clientes.
Sugerimos que, no início desse novo ciclo, o empreendedor aproveite para adquirir novos hábitos. Que ele estude a elaboração de uma boa ficha cadastral em que sejam registrados, além dos dados pessoais e dos contatos do cliente, algumas informações relacionadas ao seu comportamento de consumo. Exemplo: volume de compras efetuadas em relação aos meios de pagamentos utilizados, frequência de compras, tíquete médio, quantidade de parcelamentos e mais uma infinidade de informações que você julgue relevante para o desenvolvimento de ações de relacionamento.
Tais informações também são um insumo importantíssimo para ações de cobrança: historicamente, osconsumidores compram muito no final do ano, e o reflexo do endividamento geralmente vem nos meses de abril e maio. Com isso, a possibilidade de realizar ações especiais de negociação ou mesmo de estimular o pagamento é eficiente. Um bom cadastro sempre é o ponto de partida para o sucesso de uma ação.
Durante a confecção do cadastro, a atenção redobrada em pequenos detalhes também é crucial para garantir sua funcionalidade. Isso se aplica especialmente a dados, como nome, endereço, documentos e contatos. Portanto, fique atento!
Após a consolidação da sua base, considere também que não são todas as ações de relacionamento que se encaixam a determinados clientes. Assim como tratamos de forma diferenciada as pessoas que consideramos especiais, aplique isso também no relacionamento com seus parceiros. Isso impactará diretamente em sua imagem e, consequentemente, em seus negócios.

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