sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

O que esperar de 2011

Saiba quais setores da economia devem oferecer mais oportunidades para empreendedores neste ano

Da redação

A revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios conversou com os responsáveis pela análise econômica e empresarial de três dos maiores bancos do país para saber o que o ano-novo reserva para os empreendedores. Segundo eles, 2011 será um ano marcado pelo câmbio forte, pelo crescimento com base no consumo interno e pela disponibilidade de crédito. “Todos os setores que se beneficiam com a distribuição de renda começarão o ano com força”, diz Mauricio Molan, economista-sênior do Banco Santander.

Editora Globo

> CONSTRUÇÃO CIVIL
Mesmo com crescimento menor que o de 2010, o setor ainda estará em evidência. Algumas medidas de incentivo do governo federal, como os planos Minha Casa, Minha Vida e PAC devem contribuir para manter a construção em alta.

 

 

Editora Globo

> TURISMO E HOTELARIA
Eventos como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 impulsionam desde já o turismo, que recebe investimentos públicos e privados em toda a sua cadeia. A expectativa do aumento da chegada de turistas ao país deve fazer com que os empresários se movimentem para atender a essa demanda.

Editora Globo

 

> ALIMENTAÇÃO
Especialistas apontam crescimento moderado do setor. Ainda assim, a área deverá ser favorecida pela perspectiva de as classes C e D entrarem em 2011 com maior poder aquisitivo.

Editora Globo

 

> EMBALAGENS
Com a sustentabilidade em alta, a tendência é que haja um forte investimento no desenvolvimento de embalagens com o uso de materiais biodegradáveis. Esse perfil de produto deve ser adotado cada vez por mais empresas, alavancando o setor.

Editora Globo

 

> TECNOLOGIA
Áreas em que produtos nacionais concorrem com importados serão desfavorecidas. Mas o ano de 2011 começará com o real forte: pode ser uma boa oportunidade para importar insumos a bons preços e viabilizar a produção.

Editora Globo

 

> TRANSPORTE DE CARGAS E DE PASSAGEIROS
Fatores como a melhora na renda, o bom desempenho da atividade econômica, o incremento no nível de emprego, a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 fazem deste setor uma das apostas a partir do próximo ano.

Editora Globo

 

> CALÇADOS
A distribuição de renda aumenta a demanda por esses produtos, provocando um aquecimento no setor, que conta com outra vantagem: os empresários não enfrentam a concorrência dos produtos importados.

Editora Globo

 

> NAVAL
A expectativa é de que, em 2011, a capacidade de produção dos estaleiros nacionais seja ampliada em 50%. Fatores que influenciam esse cenário são a exploração de gás e petróleo, que aumentarão a demanda pelo serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 
Contador de visitas
Contador de visitas