segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

ATITUDE, por Ronnie Von

Ronnie Von não gosta de generalizações. Acha que a felicidade pode ter um sentido para um monge tibetano e outro para alguém que more em Nova Iorque. Mas também não é uma questão de longitude ou latitude. Para ele,  o essencial é ter saúde, recursos materiais e amor. Apesar de não gostar de dar dicas nem conselhos, ele divide com você alguns conceitos que testou e deram certo.

1. Busque seu próprio caminho e acredite nele. Siga sua intuição. Parece fácil, mas é difícil saber querer. Existe um ditado que diz que quando Deus quer castigar os homens, atende aos seus pedidos. Uma vez, depois de uma grande decepção amorosa - quando me relacionei com uma traficante de drogas procurada pela Interpol, achando que ela fosse a pessoa mais confiável do mundo - , pedi a Deus uma mulher honesta. E Ele me mandou. Só que ela era muito neurótica, espancava meus filhos... Precisamos saber bem o que queremos e acreditar, para que dê certo.

2. A vida é sonho. Quando você tira o sonho do coração de um homem, tira também a vida. Sempre, ao acordar, temos que acreditar que nosso dia será melhor, mais feliz. Não precisamos radicalizar em aproveitar o aqui e o agora, como os novos filósofos, mas viver o dia de hoje e também olhar para o passado e planejar o futuro. O avô de minha mulher, que tem 84 anos, diz que "quando ficar velho" vai fazer isso e aquilo. Esperar por um momento melhor mantém a pessoa viva, feliz.

3. Saiba sublimar seu cotidiano. Nada é verdadeiramente grande ou pequeno, podemos relativizar qualquer problema. A única coisa que não se pode comprar é o amor, o resto podemos redimensionar, minimizar o problema. Tem gente que, quando cai um alfinete, pergunta:  "Quem derrubou essa espada?" Toda vez que procuro meu pai para contar um problema enorme, ele é de uma sabedoria impressionante. E me pergunta se o problema tem solução. Tem? Estão está resolvido. Nào tem? Então está preocupado por quê, se não há o que fazer?

4. Aprenda com as decepções. Na vida, não temos amigos ou inimigos, e sim instrutores. Tive decepções monumentais com amigos em que confiei, mas considero essa experiência muito instrutiva. Aprendi o que devo ou não fazer. Com os que agem corretamente, aprendo o que é bom; e com os que me decepcionam, o errado. Eu sou muito intenso com os amigos, não me empresto, me dou.

5. Não fuja do erro. Mesmo depois de 44 anos fazendo televisão, continuo cometendo imprudências e erros. Ninguém é competente o tempo todo em tudo. Procure não se culpar quando erra. Eu errei muito mais do que acertei, mas os acertos são grandes, então eles ficam mais presentes na lembrança.

6. Mantenha-se sempre muito bem informado. O homem moderno não pode fugir disso, precisa saber o que está acontecendo no mundo. É o que tento fazer no meu programa de TV, fazer com que ele seja informativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 
Contador de visitas
Contador de visitas