As padarias artesanais representam 76% dos estabelecimentos, contra 14% de padarias industriais e 7% de padarias em supermercados
A matéria da revista Veja (edição 1959, de 7 de junho de 2006), 76% dos brasileiros consomem pão no café da manhã e 98% da população são consumidores de produtos panificados.
As padarias artesanais são responsáveis por 79% do fornecimento desses alimentos.
Já as padarias de grande porte (ou industriais) não representam volume expressivo na cadeia de produção (14%), justamente por não conseguirem a mesma aproximação junto ao consumidor final.
Por fim, as padarias de supermercados representam apenas 7% da produção de produtos de panificação.
O mercado brasileiro
A panificação está entre os seis maiores segmentos industriais do país e busca novos desafios e tecnologias que permitam sua afirmação definitiva como setor de relevância no cenário econômico.
O segmento constitui-se, em sua maioria, por micro e pequenas empresas, apresentando faturamento anual estimado em R$ 44,98 bilhões, conforme levantamento realizado pela Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (Abip) em 2008.
Constatou-se que a participação do setor na indústria de produtos alimentares é de 36,2% e na indústria de transformação, esse percentual é de 7%.
A panificação está relacionada a outros setores da economia, participando fortemente como potencial gerador de emprego e renda.
Ainda assim, continua passando por transformações, numa dinâmica de concorrência crescente.
Essa movimentação tem estimulado a diversificação de produtos e de serviços para atender à demanda, bem como se firmar frente aos novos competidores, compostos, em sua maioria, por empresas de maior porte que estão incorporando os panificados em seu mix (ou lista de produtos).
Acesse a íntegra do documento: Estudo de tendências 2009/2017 : perspectivas para a panificação e confeitaria
como é o nome do autor?
ResponderExcluir