segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Boas ideias de negócios nas áreas de alimentação e bebidas

LOJA DE PRODUTOS ORGÂNICOS


produto organico2EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES: R$ 40.000 (estoque, prateleiras, aluguel de espaço físico, 2 freezers, caixa com cupom eletrônico, e computador com software de controle de estoque e vendas)
CAPITAL DE GIRO: R$ 20.000
FATURAMENTO MÉDIO MENSAL: R$ 20.000
FUNCIONÁRIOS: 4 (o dono e 3 atendentes)
PRAZO DE RETORNO: 36 meses


De vinhos a roupas, o consumidor brasileiro já tem à disposição centenas de itens com certificação orgânica — produtos fabricados com matéria-prima sem uso de agrotóxicos, hormônios ou fertilizantes químicos. É um mercado que amadurece na mesma velocidade com a qual aumenta o interesse por alimentos mais saudáveis e produtos sustentáveis. De acordo com dados do Ministério da Agricultura, o número de agricultores que exibe algum selo orgânico dobrou em oito anos: saltou de 7 mil, em 2000, para 15 mil, em 2008.

A Alternativa Casa do Natural, em São Paulo, reúne mais de 5 mil produtos naturais, dos quais 10% exibem certificação. São pratos congelados, bebidas e até roupas feitas com algodão sem uso de aditivos ou defensivos químicos. Com 32 anos de história, a marca se dedica a produtos naturais desde antes da onda dos orgânicos. “Temos fornecedores que hoje são certificados, mas já praticavam a agricultura sustentável muito antes de o mercado se popularizar”, diz Elena Martins, 55 anos, sócia da empresa.

Com faturamento de R$ 1,3 milhão ao ano, a loja espera crescer 15% em 2010 e em grande parte devido aos orgânicos. “É um dos gêneros de produtos que mais crescem em interesse e variedade. Até mesmo médicos já receitam esses itens como parte dos tratamentos”, afirma Elena. Um dos trunfos comerciais da Alternativa é a feirinha realizada duas vezes por semana com alimentos certificados pelo IBD, uma das entidades responsáveis por checar e atestar os processos de produção.

Organizar uma feira orgânica é uma das dicas que Elena passa a quem deseja iniciar um empreendimento na área. O mix de produtos à venda também tem de ser bem estudado, de acordo com o perfil dos clientes. “Investir em itens certificados é sempre uma aposta certa, mas evite elitizar suas prateleiras se estiver em uma região de classe média”, afirma.

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