terça-feira, 19 de outubro de 2010

Dica de maquiagem: Make Para a Terceira Idade

A maquiagem merece atenção especial na Terceira Idade. Para transformá-la em aliada, é preciso conter os exageros, aprendendo a utilizar pinceis e cores para valorizar os pontos fortes, atenuar rugas e levantar a expressão.

É bem verdade que nada substitui a proteção solar e os cremes de tratamento. Mas na hora de disfarçar sinais e marcas que já se instalaram na pele, a maquiagem bem feita também é uma grande aliada.

imagePara o truque funcionar, o make precisa ser levinho e nada carregado. Caso contrário, você pode acabar ganhando alguns anos em vez de perdê-los. Siga nossas dicas abaixo e veja a diferença!

Preparação da pele
A pele limpa permite que a maquiagem se espalhe de maneira uniforme e natural, enquanto a tonificação confere um ar mais calmo e descansado ao rosto. Portanto, nem pense em pular essa etapa!

A hidratação é igualmente importante. Além de suavizar as linhas de expressão, ela protege a pele das agressões externas e do ressecamento. Nessa hora, cremes com efeito tensor ou produtos pré-maquiagem (chamados primers) são uma boa pedida. Os primers devem ser usados após o hidratante e promovem um efeito liso e esticado à pele, ajudando também na fixação dos produtos que serão aplicados posteriormente.

Cobertura da pele
O corretivo, primeiro de todos, não deve ser usado para disfarçar rugas, somente para olheiras, manchas e pequenas imperfeições. Prefira as versões liquidas ou, no mínimo, cremosas, que espalham melhor, se acumulam menos entre os sulcos e não racham a base que virá por cima. Fuja dos produtos do tipo lápis, caneta ou bastão.

A base, esta sim, é o elemento chave na camuflagem das linhas de expressão. Mas cuidado, pois ela é uma faca de dois gumes: se a camada ficar grossa demais, as rugas e os sinais ficarão ainda mais marcados. Escolha produtos líquidos, hidratantes e com textura fina e leve. Aplique-a com o auxilio de um pincel largo, com movimentos grandes e ascendentes. Se quiser, use também uma esponjinha porosa, que irá absorver seu excesso.

Pescoço flácido pode ser suavizado usando um tom mais escuro na área, mas cuidado para a diferença de cor não ficar tão marcante.

O pó deve ser usado com extrema cautela e somente em peles muito oleosas, com brilho excessivo. Evite a área dos olhos e ao redor da boca.

Olhos
Aqui, vale a regra inversa: use produtos secos, nunca oleosos. Delineador nem pensar! As sombras devem ser igualmente secas e de preferência em tons escuros, como preto, chumbo ou marrom. Coloridos, cintilantes e produtos iluminadores são os maiores vilões das ruguinhas e pés de galinha, pois chamam ainda mais atenção para a área problemática.

Para o dia, invista em um traço simples, fino e rente aos cílios com um lápis de olho. Linhas grossas também não são nada indicadas.

Para a noite, use uma sombra bege ou marrom clara, opaca, para esfumar toda a extensão das pálpebras, até bem próximo das sobrancelhas. Em seguida, escolha uma sombra mais escura e comece esfumando o canto interno dos olhos, subindo em diagonal até pouco acima da pálpebra móvel, cobrindo toda a região flácida. O truque é ótimo para levantar o olhar, as pálpebras caídas e disfarçar o inchaço.

As atenções do rosto devem se concentrar nas sobrancelhas. Na hora de tirá-las, deixe-as sempre mais grossas e com um desenho arqueado, que levanta a expressão. Capriche na maquiagem, cobrindo as falhas e deixando-as bem cheias. Reforçar o blush no final das têmporas, no alto das maças do rosto, também ajuda a destacá-las.

Batom
Fuja das versões cremosas, molhadas e do gloss, que marcam tanto os sulcos da própria boca quanto o bigodinho chinês na lateral. Opte por tons bem clarinhos ou bem escuros, evitando cores e vermelhos muito vivos.

Dica dos Gêmeos Maquiadores.

Um comentário:

  1. Não existe um limite proposto pelo tempo pra mulher deixar de se cuidar. Obviamente, a maquiagem na terceira idade não deve ser carregada e, principalmente, respeitas as características da pele. Vamos colocar conteúdo nesse sentido em breve no nosso site. Depois dê uma passada por lá.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails
 
Contador de visitas
Contador de visitas