terça-feira, 19 de outubro de 2010

Dica de maquiagem: Make Para a Terceira Idade

A maquiagem merece atenção especial na Terceira Idade. Para transformá-la em aliada, é preciso conter os exageros, aprendendo a utilizar pinceis e cores para valorizar os pontos fortes, atenuar rugas e levantar a expressão.

É bem verdade que nada substitui a proteção solar e os cremes de tratamento. Mas na hora de disfarçar sinais e marcas que já se instalaram na pele, a maquiagem bem feita também é uma grande aliada.

imagePara o truque funcionar, o make precisa ser levinho e nada carregado. Caso contrário, você pode acabar ganhando alguns anos em vez de perdê-los. Siga nossas dicas abaixo e veja a diferença!

Preparação da pele
A pele limpa permite que a maquiagem se espalhe de maneira uniforme e natural, enquanto a tonificação confere um ar mais calmo e descansado ao rosto. Portanto, nem pense em pular essa etapa!

A hidratação é igualmente importante. Além de suavizar as linhas de expressão, ela protege a pele das agressões externas e do ressecamento. Nessa hora, cremes com efeito tensor ou produtos pré-maquiagem (chamados primers) são uma boa pedida. Os primers devem ser usados após o hidratante e promovem um efeito liso e esticado à pele, ajudando também na fixação dos produtos que serão aplicados posteriormente.

Cobertura da pele
O corretivo, primeiro de todos, não deve ser usado para disfarçar rugas, somente para olheiras, manchas e pequenas imperfeições. Prefira as versões liquidas ou, no mínimo, cremosas, que espalham melhor, se acumulam menos entre os sulcos e não racham a base que virá por cima. Fuja dos produtos do tipo lápis, caneta ou bastão.

A base, esta sim, é o elemento chave na camuflagem das linhas de expressão. Mas cuidado, pois ela é uma faca de dois gumes: se a camada ficar grossa demais, as rugas e os sinais ficarão ainda mais marcados. Escolha produtos líquidos, hidratantes e com textura fina e leve. Aplique-a com o auxilio de um pincel largo, com movimentos grandes e ascendentes. Se quiser, use também uma esponjinha porosa, que irá absorver seu excesso.

Pescoço flácido pode ser suavizado usando um tom mais escuro na área, mas cuidado para a diferença de cor não ficar tão marcante.

O pó deve ser usado com extrema cautela e somente em peles muito oleosas, com brilho excessivo. Evite a área dos olhos e ao redor da boca.

Olhos
Aqui, vale a regra inversa: use produtos secos, nunca oleosos. Delineador nem pensar! As sombras devem ser igualmente secas e de preferência em tons escuros, como preto, chumbo ou marrom. Coloridos, cintilantes e produtos iluminadores são os maiores vilões das ruguinhas e pés de galinha, pois chamam ainda mais atenção para a área problemática.

Para o dia, invista em um traço simples, fino e rente aos cílios com um lápis de olho. Linhas grossas também não são nada indicadas.

Para a noite, use uma sombra bege ou marrom clara, opaca, para esfumar toda a extensão das pálpebras, até bem próximo das sobrancelhas. Em seguida, escolha uma sombra mais escura e comece esfumando o canto interno dos olhos, subindo em diagonal até pouco acima da pálpebra móvel, cobrindo toda a região flácida. O truque é ótimo para levantar o olhar, as pálpebras caídas e disfarçar o inchaço.

As atenções do rosto devem se concentrar nas sobrancelhas. Na hora de tirá-las, deixe-as sempre mais grossas e com um desenho arqueado, que levanta a expressão. Capriche na maquiagem, cobrindo as falhas e deixando-as bem cheias. Reforçar o blush no final das têmporas, no alto das maças do rosto, também ajuda a destacá-las.

Batom
Fuja das versões cremosas, molhadas e do gloss, que marcam tanto os sulcos da própria boca quanto o bigodinho chinês na lateral. Opte por tons bem clarinhos ou bem escuros, evitando cores e vermelhos muito vivos.

Dica dos Gêmeos Maquiadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 
Contador de visitas
Contador de visitas