sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O mercado de panificação e confeitaria no Brasil

As padarias artesanais representam 76% dos estabelecimentos, contra 14% de padarias industriais e 7% de padarias em supermercados


A matéria da revista Veja (edição 1959, de 7 de junho de 2006), 76% dos brasileiros consomem pão no café da manhã e 98% da população são consumidores de produtos panificados. 



As padarias artesanais são responsáveis por 79% do fornecimento desses alimentos.



Já as padarias de grande porte (ou industriais) não representam volume expressivo na cadeia de produção (14%),  justamente por não conseguirem a mesma aproximação junto ao consumidor final. 



Por fim, as padarias de supermercados representam apenas 7% da produção de produtos de panificação.



O mercado brasileiro



A panificação está entre os seis maiores segmentos industriais do país e busca novos desafios e tecnologias que permitam sua afirmação definitiva como setor de relevância no cenário econômico.



O segmento constitui-se, em sua maioria, por micro e pequenas empresas, apresentando faturamento anual estimado em R$ 44,98 bilhões, conforme levantamento realizado pela Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (Abip) em 2008.



Constatou-se que a participação do setor na indústria de produtos alimentares é de 36,2% e na indústria de transformação, esse percentual é de 7%. 



A panificação está relacionada a outros setores da economia, participando fortemente como potencial gerador de emprego e renda.



Ainda assim, continua passando por transformações, numa dinâmica de concorrência crescente. 



Essa movimentação tem estimulado a diversificação de produtos e de serviços para atender à demanda, bem como se firmar frente aos novos competidores, compostos, em sua maioria, por empresas de maior porte que estão incorporando os panificados em seu mix (ou lista de produtos).

Um comentário:

Related Posts with Thumbnails
 
Contador de visitas
Contador de visitas