quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Você sabe de onde surgiu o símbolo de @?

Não se sabe ao certo a origem do símbolo arroba, mas imagina-se que tenha surgido ainda na Antiguidade, entre as civilizações gregas e romanas para abreviar a expressão de equivalência entre o peso de mercadorias.

Com o passar do tempo, o arroba tornou-se uma unidade de medida, geralmente utilizada no comércio de animais ou grãos: 1@ = 14,688 kg. 

A utilização do símbolo na informática só se deu em 1971, quando o programador Ray Tomilson o utilizou pela primeira vez por pura simpatia e comodidade. Ray necessitava de um símbolo compatível com a maioria dos sistemas em rede e que fosse diferente o bastante para não ser confundido com os caracteres dos nomes das pessoas. Ele uniu o útil ao agradável ao utilizar um símbolo que já era conhecido pela nomenclatura "at", que em inglês significa a preposição "em". 

Dessa forma o nome da pessoa, somado ao @ indicava a localização do e-mail na rede (nome@dominio.com). A moda pegou e não se manda um e-mail (ou tuíte) sem digitá-lo.

4 comentários:

  1. Mas que interessante esta ab ordagem!
    Muito bom.
    beijos, Maria Marçal - Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Bastante interessante a notícia, uma vez que há tanta coisa que não sabemos sua origem, e essa foi realmente algo que ainda não tinha ouvido falar!

    Um abraço,
    "Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por me relatar tal informação tão importante para nós agregar conhecimento e transmitir aos demais, valeu!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails
 
Contador de visitas
Contador de visitas