quinta-feira, 30 de setembro de 2010

5 dicas para ser “verde” e economizar nas finanças do lar

vip.abril.com.br

As vezes a gente pensa que para cuidar do meio ambiente é preciso se tornar um “ecochato”, não é? Não, nem sempre é assim. Sem radicalismos, dá sim para a gente adotar uma postura digamos, ecologicamente correta.

E se a postura ecologicamente correta também significa economia nas contas domésticas? Tanto melhor!

Foi no blog “Conceito Ecológico”, através deste post, que vi algumas dicas de como adotar um comportamento amigável com a natureza no dia-a-dia. Isto, sem virar um “bicho grilo ecochato”, e de quebra, ajudando a sobrar mais um dinheirinho na conta… cof cof cof

Trouxe algumas dessas dicas para a gente dar uma olhada e ver se podemos aplicá-las a nossa rotina. Olha só:

1 – Já me peguei cozinhando sem tampar a panela. E você? Pois, sabia que é um vacilo? Tampar a panela durante o cozimento faz com que seja aproveitado o calor que vai se dissipando no ar.

2 – Sabe uma forma fácil de evitar o abre e fecha da geladeira na hora que cada membro da família quer um copo d’água gelada? Comprar uma garrafa térmica de acampamento de 5 litros e abastecê-la de manhã cedo com uma bandeja de gelo e água gelada. Dessa forma, para a água geladinha do dia-a-dia não vai mais ser necessário o movimento da porta da geladeira.

3 – E para diminuir ainda mais o movimento da porta da geladeira? Na hora de cozinhar, cuidar em tirar todos os ingredientes necessários. Eu mesma me pego abrindo e fechando a geladeira para tirar isso ou aquilo, e já vou me policiar para eliminar esse comportamento desnecessário.

4 – Eu já dou preferência ás pilhas recarregáveis, e você? Embora elas sejam um pouco mais caras, com o tempo elas “se pagam” e dão lucro. Elas duram anos, podem sem recarregadas até 1000 vezes e a natureza vai lhe agradecer muito por ter menos pilhas sendo jogadas fora, hã?!

5 – Vamos aprender a levar a garrafinha com água de casa e evitar comprá-las na rua? E que tal se a gente passar a comprar mais refil e dar preferência aos produtos em embalagem maior, hein? Dessa forma a gente reduz o uso de embalagens, bonita! E, novamente, a natureza agradece por haver uma diminuição no gasto de energia e combustível para a produção delas, certo?

Agora diz aí, é difícil aplicar essas dicas no dia-a-dia?

Dica muito bem aproveitada do BLOG Bicha Fêmea!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 
Contador de visitas
Contador de visitas