1 – Iniciamos um negócio a partir de uma “idéia”, mas sempre devemos confirmar se esta “idéia” é realmente uma oportunidade de negócio
2 – É decisivo planejar previamente a estrutura do negócio, principalmente:
a) investimentos necessários até a completa viabilização,
b) limites de custos,
c) volumes de receitas (vendas),
d) reserva de capital
3 – O domínio do negócio deve ser conseguido imediatamente, como os aspectos da tecnologia envolvida, condições de mercado e aspectos gerenciais.
4- Nunca misturar o dinheiro da empresa com a renda familiar.
5- Sempre manter o negócio adaptado às necessidades do público alvo
6 – Estabelecer rapidamente parcerias com fornecedores e com concorrentes
7- Manter crescente a agressividade da estratégia de vendas: ultrapassar no tempo certo o “ponto de equilíbrio”, no qual os gastos se equilibram com as receitas.
8 – Empresários de sucesso não permitem que o processo operacional seja dependente de sua atuação e presença, além do tempo necessário à viabilização do negócio. O mais cedo possível o dono deve se ocupar das questões estratégicas para crescimento e exploração competente da oportunidade.
9 – Nunca dar passos maiores que as pernas. A ação de planejar deve ser permanente e principalmente nas decisões estratégicas os riscos devem ser cautelosamente calculados.
10 – Sempre ter objetivos e metas. As decisões e operações devem ser subordinadas ao desejo de atingir objetivos e cumprir metas de desempenho, legitimado para todos da empresa. “Quem não sabe a direção a tomar, qualquer direção serve”. Se não há um volume de lucro a perseguir, qualquer lucro serve, inclusive nenhum lucro, e a empresa morre.
Importantes conselhos para quem pretenda ter sucesso no empreendimento.
ResponderExcluir