Resultado de um amplo processo, o desenvolvimento de um território acontece quando uma série de fatores trabalham de forma integrada. Este cenário inclui aspectos como o crescimento econômico, a sustentabilidade ambiental e o crescimento dos conhecimentos, habilidades e competências das pessoas que habitam naquele território.
Neste sentido, a atuação das micro e pequenas empresas consiste em um pilar estratégico. Afinal, existem no Brasil 5.592.819 micro e pequenas empresas (dados da Rais/2007), o que corresponde a 99,1% do total de negócios formais existentes no País. São quase 39 milhões de brasileiros que trabalham nessas empresas (54,4% do total de postos de trabalho do setor privado). Ou seja, as micro e pequenas empresas geram produção, empregos, salários, consumo e arrecadação de impostos nos municípios.
Por isso, o Sebrae promove diversas ações de apoio ao desenvolvimento territorial com foco nos pequenos negócios. No entanto, não faz isso sem reconhecer a visão sistêmica do processo e a consequente necessidade de participação do governo local, da comunidade, dos empreendedores e de várias instituições de apoio para que o desenvolvimento aconteça.
Quer saber mais sobre desenvolvimento territorial? Então acesse o menu Conheça o assunto e saiba como você pode contribuir para a promoção do desenvolvimento no seu território.
Nenhum comentário:
Postar um comentário