quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

A pesquisa de mercado é importante?

Todas as decisões relacionadas a novos empreendimentos contêm um certo grau de incerteza, tanto no que diz respeito à informação na qual as decisões estão baseadas como no que diz respeito às suas conseqüências.  
Assim, o sucesso de uma pesquisa mercadológica é uma ferramenta de orientação para as decisões. Isso significa que a pesquisa deve ser aplicada somente quando os seus resultados contribuírem para diminuir a incerteza ou influenciar decisões. A informação, por si só, não leva à decisão nem ao sucesso: é preciso escolher um curso de ação que ajude a identificar problemas e oportunidades e que indique caminhos que reduzam as incertezas. 
Não há qualquer razão para se fazer uma pesquisa mercadológica se o tomador de decisão (o empreendedor) não pretende alterar sua posição Capturarinicial, não acredita ou não compreende os seus verdadeiros resultados.  
Diversos dados externos necessários às empresas são secundários, ou seja, são regularmente obtidos e organizados por entidades públicas ou privadas, como prefeituras municipais, secretarias de estado, órgãos do Governo Federal, entidades de classe e universidades, entre outras fontes

Para a abertura ou expansão de um novo negócio, a primeira providência que um empreendedor deve tomar é desenvolver uma análise mercadológica.

O Sebrae atua há mais de 30 (trinta) anos em todo o país, sempre com o objetivo de aumentar a competitividade das empresas de micro e pequenos portes. Baseado  nessa experiência, o Sebrae Minas lança uma série de manuais com temas gerenciais diversificados e abrangentes, buscando orientar os empreendedores quanto às suas dúvidas mais freqüentes no processo de gestão de um pequeno negócio. Estes manuais foram produzidos com o intuito de dar uma visão ampla e prática das ferramentas de gestão existentes, contribuindo para o aprimoramento da gestão dos pequenos empreendimentos, sem contudo esgotar os temas abordados. Os empreendedores e empresários poderão, a partir da leitura destes manuais, implantar as ferramentas de gestão apresentadas, sem maiores dificuldades.

Clique AQUI e leia um manual completo sobre como realizar uma pesquisa de mercado.

Um comentário:

  1. Curso de Especialização em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública - UERJ

    Inscrição
    15 de setembro a 12 de novembro de 2010.
    Objetivo

    O curso visa a formação de pessoal qualificado para o exercício de atividades profissionais na área de Pesquisa de Mercado e Opinião Pública.
    Público Alvo e Pré-Requisito

    Graduados em Comunicação Social e demais interessados com graduação plena ou tecnológica.
    Local e Horário
    Local do curso:
    10º andar / Bloco F / sala 10.129
    Horário:
    Segundas, terças e quintas-feiras, das 19h às 22h
    Carga horária:
    375 h
    Programa

    - Pesquisa de Marketing;
    - Sociologia do Consumo;
    - Comportamento do Consumidor
    - Informática Aplicada à Pesquisa de Mercado e de Opinião - SPSS;
    - Análise Quantitativa;
    - Análise Qualitativa;
    - Metodologia do Trabalho Científico;
    - Pesquisa Social;
    - Opinião Pública;
    - Marketing;
    - Gerenciamento de Projetos;
    - Palestras com Profissionais de Mercado;
    - Monografia.


    Coordenação

    Prof.º Ricardo Ferreira Freitas; Doutor em Sociologia pela Sourbonne.
    Instrutores

    Professores:
    Fábio Coutinho/ Gonçalo Bezerra / Herich Ulrich / Yuri Mourão / Luis Pessôa / /Ricardo Silva / Rogério Garber / Tânia Almeida/ João Carlos Guedes
    Critério de Avaliação

    - Prova escrita sobre conhecimentos gerais e questões de raciocínio lógico;
    - Entrevista;
    - Análise do currículo.
    Contato

    Secretaria de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação Social/FCS
    Rua: São Francisco Xavier, 524- Pavilhão João Lyra Filho
    10º andar, Bloco F, sala 10.129, tel: (21) 2334-0300
    Horário de atendimento: 14h às 19h
    e.mail: secretaria.pmop@gmail.com
    http: //www.fcs.uerj.br/

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