quinta-feira, 29 de julho de 2010

Idéia de negócio: animação de festa infantil!

Antigamente, festinha de aniversário de criança resumia-se a bolo, velinha e brigadeiro. Os doces e enfeites eram feitos em casa mesmo e a festa acontecia no quintal, no salão de festas do prédio ou, dependendo do espaço, na própria sala da casa. Os pais contavam com a ajuda de parentes e vizinhos para a organização do evento, enquanto um amigobaloes mais próximo registrava os principais momentos da festa numa máquina fotográfica amadora.
Hoje em dia, a despretensiosa festinha tornou-se uma superprodução, com direito a efeitos especiais, surpresas e atrações. Aguardado com muita expectativa pelas crianças, o evento geralmente acontece em casas de festas especializadas. A festa pode contar com gelo seco, canhões de luz, flocos de neve, luz néon, cenários fantásticos, mesas giratórias, toalhas iluminadas, bonecos animados, personagens infantis em tamanho natural, brinquedos eletrônicos e até um mini-parque de diversões. A imaginação dos filhos é turbinada pelos delírios dos pais, que não economizam recursos para satisfazer a fantasia dos seus pimpolhos.
Este crescimento fenomenal do setor pode ser explicado pela correria da vida moderna e pela inserção da mulher no mercado de trabalho, que deixaram pouco tempo para papais e mamães organizarem a festinha de aniversário. Além disso, um evento grandioso proporciona uma chance para os pais compensarem a ausência de casa, criando um mundo glamouroso para os filhos.
Porém, aventurar-se no segmento de festas infantis não é brincadeira. O mercado propiciou o surgimento de uma sofisticada indústria com diversos prestadores de serviço, que cuidam desde a produção do convite até o acabamento final da festa. Quanto maior o valor gasto pelo cliente, maior é a cobrança para que tudo corra bem e as crianças se divirtam, os convidados cubram de elogios os anfitriões e o aniversariante – a principal atração da festa – aproveite do início ao fim.
Um evento bem sucedido exige uma sintonia afinada com todos os prestadores de serviço, um atendimento minucioso e uma organização impecável. Os responsáveis pela animação da festa devem seguir um cronograma de atividades ao mesmo tempo planejado e espontâneo, evitando situações e brincadeiras muito artificiais. Tudo isso num ambiente de absoluta imprevisibilidade, com pequenos clientes sujeitos a birras e atitudes impulsivas.
Apesar do desafio e da concorrência no setor, há muito espaço no mercado para empresas de animação competentes. Afinal, as crianças ainda se encantam com palhaços, mágicos, malabaristas, equilibristas, cantores, monitores e profissionais criativos e inovadores. No fundo, a maior satisfação do empreendedor vem da sensação de que seu trabalho contribui para a realização dos sonhos de crianças e papais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 
Contador de visitas
Contador de visitas