sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Como reutilizar borra de café: os 10 principais usos alternativos

Escrito por: Teresa Carvalho para o site ComoFazerTudo

cafe_terra_brasilSegundo a CBS News, "Mais de 50 por cento dos americanos bebem café todos os dias - três a quatro chávenas cada um, mais de 330 milhões de xícaras por dia e contando." Se você está lendo este artigo, muito provavelmente está entre estes 50 por cento. Agora que todo o café foi contabilizado, o que se dizer de toda a borra que sobra? Frequentemente fica na cafeteira até a manhã seguinte, e então vai para o lixo! E se ... só "e se" você tiver uma utilidade para esta borra? E se você a incorporar em sua vida cotidiana?

Hoje em dia, a reciclagem é inegavelmente importante! Na verdade, se você gostaria de reutilizar mais do que apenas a borra de café, uma ótima idéia é ter o seu exemplar de Going Green In Your Home; este interessante livro eletrônico mostrará e você como uns poucos passos muito fáceis podem ajudar qualquer um a reduzir, reutilizar e reciclar.

A borra de café que sobra pode não parecer muita coisa, mas no grande esquema das coisas, ela pode economizar-lhe um pouco de dinheiro. Este artigo cobre os dez principais usos não-convencionais e alternativos para a borra de café que sobra, e talvez até mesmo o próprio café. Você pode começar a ver o início de seu dia por uma luz inteiramente nova.

Os 10 Usos Alternativos Principais Para Borra De Café

  1. Mantenha o encanamento da cozinha sem cheiro - Alguma vez você passou por sua cozinha e sentiu um odor desagradável, só para descobrir que vem do ralo? Você pode usar borra de café cerca de uma vez por semana para corrigir este problema. O primeiro passo é aquecer um pouco de água para ferver em um bule de chá ou em uma panela. Quando a água estiver quente, traga-a para a pia. Despeje cerca de meia xícara de borra de café no ralo, seguida imediatamente pela água quente. Você deve despejar pelo menos 5 xícaras de água fervente depois da borra. A água quente irá empurrar os grãos, garantindo que não vão entupir o ralo. O encanamento deverá permanecer sem odores por pelo menos uma semana após isto..
  2. Tingimento - Tingir objetos pode não ser o seu passatempo frequente, mas quando precisa ser feito, é bom saber que há uma solução fácil. A borra de café pode servir como um excelente corante marrom para qualquer coisa, desde tecidos até papel ou até mesmo ovos de Páscoa. Pegue a borra de café e feche-a dentro de um filtro ou nylon . Mergulhe em duas xícaras de água quente por cinco a dez minutos. Depois de ter feito isso, você tem um corante pronto para uso. Quando tingir um pedaço maior de tecido, simplesmente aumente a quantidade de água e a quantidade de borra. Se você tem mobília marrom, um corante feito de borra de café também pode ser usado para encobrir as manchas indesejadas.
  3. Limpador - Todos nós enfrentamos objetos difíceis de limpar em nossas vidas. Se você tem uma panela que simplesmente não limpa, ou um cinzeiro cheio de manchas, a borra de café como um limpador pode ser a sua solução. A borra é extremamente abrasiva e ácida, o que lhe dá uma vantagem quando se trata de limpeza difícil. Simplesmente misture com um pouco de água e em seguida esfregue com uma escova firme. Certifique-se de que os objetos que você vai limpar são resistentes a manchas. Caso contrário você tem que fazer da limpeza um processo rápido, porque, conforme mencionado acima, a borra de café pode tingir as superfícies.
  4. Repelente para gatos e pragas – Apesar de alguns de nós amarmos os gatos, não os amamos em nossos jardins; os gatos que vivem ao ar livre muitas vezes têm dificuldade para distinguir entre uma caixa de areia e o seu jardim. Você pode se surpreender em descobrir que a borra de café pode ajudá-los a fazer essa distinção! Basta misturar um pouco de borra de café com um pouco de casca de laranja, e em seguida espalhar pelo jardim. Uma vez que os gatos não gostam do cheiro do café, bem como de quaisquer cheiros cítricos, esta mistura vai conduzi-los para longe rapidamente! Não só ela pode manter os gatos fora de seu jardim ou quintal, como também a borra de café mantém as formigas bem longe! Formigas também não gostam deste cheiro, e muito provavelmente, da acidez do café. Se você está tendo problemas com formigas e tem algum tempo livre, espalhe borra de café sobre cada formigueiro. Após cerca de uma semana espalhando a borra persistentemente, a maioria destas formigas inconvenientes vai encontrar um novo lugar para morar!
  5. Melhore o crescimento da cenoura e do rabanete - Todos nós já ouvimos dizer que a borra de café é um excelente fertilizante para o solo do jardim. Talvez você também saiba que a borra enriquece consideravelmente o adubo que preparamos em casa para o jardim. O que você provavelmente não ouviu, é que a borra pode melhorar o crescimento de cenouras e rabanetes em particular. Antes de plantar, misture suas sementes de cenoura e de rabanete com borra de café. Depois, plante. Não só a borra aumentará o tamanho e a quantidade de cenouras e rabanetes que vão brotar, como também ela afugenta as pragas atraídas por seus vegetais. Faça esta tentativa, e observe o crescimento da sua "colheita".
  6. Desodorizante - Quer você adore ou deteste o cheiro do café, este cheiro não é um problema quando se trata de usar borra de café como um desodorizante. A borra de café atrai e prende odores indesejáveis, sem misturar estes odores com o inconfundível aroma de café. Depois de secá-la (você pode usar toalha de papel) coloque a borra dentro de uma meia-calça velha. Feche e amarre a meia, e então simplesmente coloque estes sachês desodorizantes dentro de armários ou qualquer área que precise ser refrescada. Os resultados vão durar por algumas semanas, talvez por um mês. Você pode aplicar o mesmo método ao seu congelador. Para quê gastar dinheiro com bicarbonato de sódio, quando a sua borra de café faz o mesmo trabalho? Depois de secar como fez anteriormente, coloque a borra dentro de um pote vazio de margarina ou algo semelhante. Coloque a tampa sobre o pote, mas faça buracos na parte superior para permitir o fluxo de oxigênio. Sem esse oxigênio, a borra de café não será capaz de absorver os odores com eficácia.
  7. Dê um empurrãozinho ao seu cabelo - Talvez você já esteja pronto para descartar completamente esta dica, mas a borra de café pode fazer bem ao seu cabelo, especialmente se você é moreno. Em nível cosmético, a borra de café intensifica a cor do cabelo marrom ou preto. O café também dá um brilho extra ao seu cabelo. Esfregando a borra no couro cabeludo, você pode melhorar a saúde da pele, ajudando a evitar caspa. Então como é que isto funciona? Quando você estiver no chuveiro e já lavou o cabelo, pegue um pouco de borra - não importa se ainda está molhada - e esfregue a borra em todo o cabelo. Depois de ter espalhado e friccionado bem em seu cabelo, enxágue. É uma boa idéia fazer isto depois de usar o shampoo e antes do condicionador, para ter certeza de você realmente removeu a borra, evitando que deixe algum cheiro no cabelo. Você também pode usar borra de café para tornar mais brilhante o pelo de seu cão. Algumas pessoas sugeriram que a borra pode servir como controle das pulgas. Embora a borra possa ser utilizada como um repelente de pragas em outras situações, nenhuma evidência sólida confirma que ela age como um repelente pulgas.
  8. Inibidor de poeira - Não, eu não estou lhe pedindo para espalhar borra de café pela sua casa Isto é simplesmente um truque para quem tem uma lareira em casa. Se você tem uma lareira, é possível que a utilize com frequência, o que exige limpeza. A limpeza de uma lareira é um grande incômodo, uma vez que as cinzas que se formam são leves e arejadas, muitas vezes voando por toda a sua casa enquanto você tenta limpar. Mais uma vez, a solução para este problema comum está na sua cafeteira - borra de café molhada. Antes de limpar a sua lareira, tome uma boa quantidade de borra molhada e coloque suavemente sobre as cinzas e a fuligem. Ela rapidamente vai começar a absorver a poeira, o que lhe permitirá limpar sua lareira sem bagunça nem dor de cabeça.
  9. Cultive seus próprios cogumelos - Este é de longe um dos usos mais interessantes para a borra de café, bem como uma técnica que você pode desfrutar em ambientes fechados o ano todo. Se você é fã de cogumelos e café, vai ficar surpreso em saber como é fácil combinar seus dois amores, e ter seus próprios cogumelos crescendo dentro de dias. Primeiro você precisa de um pote de vidro ou balde. Em seguida, você precisará obter pedaços e partes de plantas onde já estejam crescendo cogumelos, disponíveis para compra em muitos locais. Após desfrutar de três ou quatro chávenas de café, coloque a borra molhada no pote ou balde, e então empurre um dos pedaços de planta com cogumelos para dentro da borra. A cada vez que você beber café, coloque a borra no balde e acrescente mais planta. Assegure-se de manter a borra úmida. Dentro de alguns dias você deve começar a ver o cogumelo crescendo. Continue acrescentando mais borra e pedaços de plantas, até ocupar todo o espaço de seu recipiente. Talvez surja um pouco de mofo crescendo na borra; apenas remova o mofo para que não afete os cogumelos.

  10. Cozinhando - Para cozinhar, não utilize a borra de café. Em vez disso opte pelo café que sobrou, ou pó fresco. Em vez de jogar fora o café que sobrou no fundo da xícara, utilize-o como amaciante de carne; mergulhe seu bife no café para tornar a carne mais macia, ao mesmo tempo acrescentando um sabor ótimo e diferente! Você também pode adicionar pó fresco em biscoitos e bolos de chocolate para um sabor mais rico e único. Tecnicamente você poderia adicionar a própria borra, mas o pó novo dá às sobremesas um sabor mais forte e fresco!

Agora que você está familiarizado com algumas das utilizações menos conhecidas da borra de café, esperamos que pense duas vezes antes de jogá-la fora. Talvez depois de praticar alguns desses novos truques, você poderá participar com alguns de seus próprios para partilhar com o resto de nós! Não há como saber quantos usos para a borra de café aindaOLYMPUS DIGITAL CAMERA         estão por descobrir. De fato, segundo o Reno Gazette-Journal, recentemente descobriu-se que a borra de café pode ser  uma fonte de combustível biodiesel. Amanhã, a borra de café pode ser a força impulsionando você pela cidade!

Sabe mais funções da borra de café? Comente aqui em nosso BLOG!

2 comentários:

  1. Fiquei absolutamente surpresa com esta materia. O que mais me surpreeendeu foi o fato do café atraie e prender odores indesejáveis, no caso do suor. O questão do cabelo, também, do amaciante de carne... enfim, gostei muito!!! Vou indicar.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o artigo e descobrir tantas nova utilizações para o café!!
    Gostaria de acrescentar mais uma, o café, internamente pode contribuir para a acumulação de celulite, mas se for utilizado externamente, contribui para a desalojar! para isso basta usar as borras para massajar as coxas, ventre e áreas afectadas, potenciando a circulação e contribuindo para a eliminação quer da celulite, quer da retenção de líquidos.
    gratos!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails
 
Contador de visitas
Contador de visitas