terça-feira, 21 de setembro de 2010

O que fazer com cascas de ovo? 4 maneiras bacanas de reaproveitamento

Várias pessoas utilizam a casca do ovo de diversas maneiras. Os artesãos conseguem até mesmo transformá-las em lindas obras de arte, principalmente perto da Páscoa.

eggs250 Porém, existem dicas fáceis e simples que podem ser aproveitadas rapidamente no dia a dia e além de diminuirem o nosso lixo, contribuem para diversas áreas.

Aqui estão 4 dicas de como utilizar (bem) a casca do ovo dentro de casa:

1) Alimente seus animais, como galinhas, porcos, pássaros e até mesmo seus cães e gatos - cascas de ovo contém um valor considerável de cálcio - na verdade, elas são feitas 95% de cálcio – podendo ser usadas como um suplemento alimentar para seus bichinhos. Para utilizá-las como alimento, coloque as cascas dentro do forno, enquanto você estiver assando um bolo, por exemplo, e as deixe por 30 minutos. Depois, quebre-as em pedaços bem pequenos, quase que triturados (pode usar um processador, ou liquidificador). Depois de ter feito quase que uma farinha, misture no alimento do seu animal… é super simples e recomendado que seja oferecido a eles até 3 vezes na semana. Você pode armazenar a farinha em sacos plásticos ou potes de vidro por até 20 dias;

2) Utilize-as para limpeza - novamente, feita a farinha (descrita no ítem 1), você pode utilizá-la como um abrasivo para limpeza pesada de panelas, garrafas, vidros ou pirex e até mesmo nas mamadeiras de crianças! Apenas lembre-se de não descartar o líquido com a casca dentro da pia da cozinha (fique ligado na dica número 4 abaixo);

3) Transforme-as em giz, ou outras artes - as crianças também podem aproveitar as cascas de ovo! Para transformá-las em giz, que podem ser utlizados para brincadeiras na rua, ou até mesmo para desenhar em papel, basta utilizar do mesmo pó que foi feito na dica 1 e misturá-lo com água quente (atenção papais e mamães!) e um pouco de farinha de trigo. Misture uma colher de sopa de farinha com outra colher de sopa de água quente, formando uma pasta. Depois, coloque 2 colheres de sopa da farinha de casca de ovo e pronto! Coloque em algum tipo de forma (você pode utilizar uma forma velha de gelo, ou colocar enrolado em sacos plásticos mesmo, como se fosse um rocambole) e espere secar por 4 dias! Caso queira, pode acrescentar algum corante em pasta para conseguir um pouco de cor e divirta-se!

4) Utilize as cascas no seu jardim - para as plantas, você pode usar as cascas de ovo de duas maneiras: com a mesma farinha que você fez naegg_shells250 dica um, você pode misturar à terra como um tipo de adubo natural para suas hortaliças. Ainda, pegue algumas cascas e as quebre com as mãos mesmo. Coloque ao redor das suas plantas, por cima da terra. Estas cascas formam um tipo de barreira que evita que lesmas e até mesmo lagartas consigam alcançar suas folhas, ajudando na preservação e conservação de sua horta e flores.

Conhece mais alguma dica de como utilizar cascas de ovo dentro de casa? Mande para a gente pelo contato@acharefacil.com.br e publicaremos aqui em nosso BLOG!

2 comentários:

  1. Eu sempre utilizei como adubo! A dica do abrasivo eu não conhecia. Vou testar para ver!
    Abraços,
    Jackie

    ResponderExcluir
  2. Recebemos um comentário e uma excelente dica da profissional Elaine Perine por e-mail. Ela diz o seguinte:

    "Essa farinha da casca não é só para os nossos bichinhos, não, meus filhos comeram quando eram pequeninos!
    Minha mãe é que preparava com as cacas dos ovos caipiras, que ela mesma criava, e eu colocava no feijão, eles nem sabiam e comiam,o resultado??
    Ossos 100%!!!
    Comprovado por exames de densidade ossea!!"

    Muito bacana a dica Elaine, muito obrigado!
    Abraço grande da equipe AEF!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails
 
Contador de visitas
Contador de visitas