segunda-feira, 12 de julho de 2010

Como criar um sistema de delivery?

por Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Desde a abertura da Mercearia do Animal no bairro de Pinheiros, em 1998, Carlos Barreto colocou à disposição dos clientes o serviço de “leva e traz” de animais de estimação. Mas os donos de cães e gatos que visitavam a loja queriam mais: volta e meia, perguntavam a Barreto se ele não poderia entregar produtos, como ração, diretamente em suas casas. Entusiasmado com o número de pedidos, o empresário de 42 anos decidiu criar o seu próprio delivery em 2004, oferecendo o serviço nas lojas de Pinheiros e também no Jardim Europa. “O benefício de adotar um sistema de entrega em domicílio é a fidelização do cliente, que pode trazer um crescimento nas vendas”, diz Wagner Salzano, gerente de projetos da Imam Consultoria. “Mas, antes de implementar o serviço, é preciso analisar o segmento, verificar se a entrega é necessária e se será um diferencial em relação ao concorrente”, diz.

Como atendia apenas donos de animais nas imediações das duas lojas, Barreto decidiu criar uma frota própria, comprando dois carros e duas motos, além de contratar novos funcionários. O gasto inicial foi de R$ 45 mil e o custo mensal ficou em R$ 2 mil — o que inclui salários, combustível e manutenção dos veículos. “Uma frota própria é ideal para empresas que atendem a áreas restritas”, afirma Salzano. No caso da Mercearia, o investimento valeu a pena: hoje, o serviço de delivery corresponde a 30% do faturamento.

Enquanto alguns empreendimentos optam pelo delivery para se diferenciar dos concorrentes, outros não podem viver sem ele. É o caso das pizzarias e lanchonetes. E também da loja virtual de pratos congelados Pronto Light, que precisou organizar seu sistema antes de começar a faturar. Como a empresa atende São Paulo e Grande São Paulo, a decisão foi terceirizar as entregas. “Fomos cuidadosos, porque lidamos com comidas congeladas. Qualquer erro ou atraso pode estragar a refeição”, diz Pedro Pandolpho, 29 anos, um dos donos do negócio. Logo de cara, houve um gasto de R$ 2 mil com um sistema on-line para organizar roteiros de entregas. “O software de roteirização pode ser útil, mas apenas para aquelas empresas que precisam cobrir grandes distâncias”, diz Salzano.

PARA ACERTAR A ROTA | 5 questões que você deve responder antes de implantar um delivery

Alexandre Affonso

1. ENTREGAR OU NÃO ENTREGAR?
Em primeiro lugar, avalie se o serviço de entregas será um diferencial em relação aos seus concorrentes. Também é importante verificar se a opção por receber a mercadoria diretamente em casa é proveitosa para os seus clientes. Se o produto tem um valor agregado muito baixo, o preço do serviço pode desmotivar sua utilização. É fundamental analisar ainda os custos que a empresa terá com a implementação do delivery: gasto inicial, compra e manutenção de veículos, funcionários etc.

2. QUE TIPO DE VEÍCULO DEVO USAR?
Para decidir como fazer a entrega, é preciso analisar as características dos produtos, como tamanho, peso e cuidados especiais (fragilidade, controle de temperatura, valor médio). Exemplo: para transportar objetos grandes ou bichos de estimação, como no caso da Mercearia do Animal, são necessários carros ou caminhões. Já objetos menores, ou perecíveis, como as refeições do Ponto Light, requerem a velocidade e a flexibilidade das motos.

3. TERCEIRIZAR OU NÃO?
“A tendência é terceirizar”, diz Salzano. “Devido ao grande número de clientes, uma empresa de transporte consegue diminuir o preço do serviço. Além do mais, chega a lugares que você não atingiria com veículos próprios.” Criar uma frota particular só vale a pena se a área de atendimento for restrita. Não se esqueça de dimensionar sua estrutura de acordo com o tamanho do negócio.

4. COMO TORNAR CONHECIDO O DELIVERY?
É fundamental divulgar na própria loja e no site da empresa. É possível tirar proveito de anúncios em publicações locais, como jornais e catálogos.

5. COMO ORGANIZAR ROTAS?
Se for entregar em muitas regiões, vale a pena instalar um software que sistematiza pedidos e trajetos (veja o box ao lado). No caso de rotas restritas, dá para resolver com um sistema de planilhas e ferramentas gratuitas, como o Google Maps.

Um comentário:

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