(texto adaptado do médico-psiquiatra Dr. Roberto Shinyashiki - para ler na íntegra, acesse aqui)
Neste começo de ano, você só tem uma pergunta a fazer: do que dependerá o resultado da sua vida em 2010? Eu digo que: da sua atitude perante as mudanças do vento e da sua competência em aproveitar as oportunidades.
1. Atitude é fundamental. Tem gente que só sabe reclamar. Isso é catastrófico para qualquer pretensão de crescimento. Já sua curiosidade pode criar soluções lucrativas. Imagine se o físico inglês Isaac Newton fosse um desses reclamantes inveterados. Na hora em que a maçã caiu na sua cabeça, em vez de descobrir a lei da gravidade ele sairia reclamando da prefeitura por ter plantado macieiras... Mas Newton resolveu estudar o fato e cá estamos nós falando dele quase 300 anos após a sua morte.
2. Competência também é essencial para realizar sonhos. Garra somente não é mais suficiente para fazer a carreira deslanchar. Para aproveitar os ventos, conheça muito sobre ameaças e oportunidades. Atitude somente não é suficiente para desenhar um belo plano de marketing. Postura somente não é o bastante para escrever um texto emocionante. Boa vontade somente não vai fazer de você um grande cirurgião. É preciso estudar muito e ser capaz de realizar seus projetos. Se você tiver a atitude de realizador, aliada a uma competência infinita, nenhuma crise vai derrubar você.
Em tempos de tempestade, haverá dois tipos de pessoa: as que choram pelos seus fracassos e as que vendem lenços de papel. Torço para que você saiba aproveitar as oportunidades que aparecerão e venda muitos lenços de papel para aqueles que simplesmente se limitam a chorar e se lamentar da situação!
Roberto Shinyashiki
Nenhum comentário:
Postar um comentário