CONFECÇÃO DE ROUPAS PARA EVANGÉLICOS
EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES: R$ 25.000 (reforma do espaço, montagem do primeiro estoque, computador com internet e linha telefônica)
CAPITAL DE GIRO: R$ 15.000
FATURAMENTO MÉDIO MENSAL: R$ 20.000
FUNCIONÁRIOS: 5 (o dono, 1 estilista, 1 tecnologia, 1 expedição, 1 administrativo)
PRAZO DE RETORNO: 24 meses
CAPITAL DE GIRO: R$ 15.000
FATURAMENTO MÉDIO MENSAL: R$ 20.000
FUNCIONÁRIOS: 5 (o dono, 1 estilista, 1 tecnologia, 1 expedição, 1 administrativo)
PRAZO DE RETORNO: 24 meses
O número de evangélicos no Brasil supera a casa dos 26 milhões de pessoas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 1980, eram 7,9 milhões. O crescimento do número de fiéis abriu uma nova oportunidade de negócios, o da produção e venda de produtos e serviços específicos para esse público.
De olho no novo mercado, há três anos, a família Westerlon Matos, que tocava uma confecção de pijamas em Brusque, Santa Catarina, resolveu apostar no segmento evangélico e iniciou a fabricação de camisetas masculinas e femininas com dizeres bíblicos. Deu certo.
“Os pijamas continuaram por alguns meses no portfólio, mas logo foram deixados de lado, pois o volume de vendas dos produtos evangélicos era muito maior”, conta o sócio Giovanni Westerlon Matos, 23 anos. De 2008 para 2009, a empresa cresceu 40%, ampliou o número de representantes regionais de cinco para 16 e lançou um catálogo com 120 produtos (enquanto as primeiras coleções tinham no máximo 50 itens).
Para quem quer começar no setor, Westerlon afirma que terceirizar o processo produtivo, que envolve talhação, serigrafia e costura, é a melhor solução. O ideal é ter um bom catálogo, com pelo menos 50 produtos, e investir em uma loja virtual bem produzida. Para divulgar o negócio e encontrar representantes, é importante frequentar feiras, como a Expo Cristã. “Essa é uma das maiores dificuldades de quem trabalha nesse ramo”, diz o empresário. Com uma empresa bem estruturada, Westerlon pretende, em 2010, entrar no mercado de saias evangélicas, acrescentar 30 peças ao catálogo e crescer pelo menos 40%.
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