sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Bullying na Escola: A Infância Violenta

bullying Quando a criança ou adolescente apresenta queda de rendimento escolar, isolamento, recusa ou pedidos de mudança de escola podem ser sinais de que está sendo vítima de bulliying. Mas o bullying pode ocorrer também entre adultos e entre adultos e crianças.

O bullying - não há tradução para o português mas bully significa 'valentão' - é um comportamento agressivo e repetitivo, com violência física ou psicológica (podendo ser uma ou outra isoladamente), praticado por um ou mais indivíduos contra um colega, são initmidações insultos, chacotas, apelidações cruéis e exclusões que marcam profundamente as vítimas resultando em problemas comportamentais e de ajuste sociais até a fase adulta e ainda além da fobia social há pessoas que apresentam comportamento suicida, outras depressão e pesadelos por boa parte da vida.

As vítimas geralmente não conseguem pedir ajuda aos professores ou aos pais por inúmeros motivos desde vergonha de poder ser ainda mais estigmatizados ou por falta de coragem, tamanho o medo internalizado pelas agressões.

O fênomeno do bullying sempre existiu mas a algum tempo atrás as brigas ou richas eram mais "amenas",a perseguição ou a imposição de poder eram menos importantes que hoje.

Para prevenir essas práticas nas escolas, estas deveriam adotar trabalhos que envolvam ações de desenvolvimento humano e integração social, identificar possíveis líderes agressores e elaborar esse potencial a seu favor.

diga-nao-bullying O diálogo e o observar é muito importante na criação e educação dos filhos, se seu filho ou sua filha apresentar qualquer sintoma que leve a suspeita de bullying deve-se procurar a direção da escola e ajuda de profissionais.

Marcelo Magoga - Psicólogo - Santo André/SPDica importante enviada pelo psicólogo Marcelo Magoga de Santo André/SP, que já faz parte da nossa família Achar É Fácil. Junte-se a nós e amanhã pode ser a sua dica que estará ajudando milhares de adolescentes por esse Brasil. Acesse nosso site, faça seu anúnci o GRATUITAMENTE e mande sua dica para contato@acharefacil.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 
Contador de visitas
Contador de visitas