terça-feira, 17 de agosto de 2010

Como lidar com cachorros que mordem?

  A cada ano são relatados entre meio e um milhão de ferimentos por mordida de cães. As vítimas mais comuns destes ataques são crianças com menos de doze anos (aproximadamente 60% do total) e as cinco raças mais comuns entre os ataques são os chow-chows, rottweilers, pastores alemães, cocker spaniels e pit bull.

cachorrinhoDe uma maneira geral, em uma população canina, os machos que não são castrados são os que mais mordem. Em outras palavras, manter um chow-chows não castrado em uma casa com quatro crianças pequenas pode ser a garantia de pelo menos uma ida à emergência do hospital por causa de uma mordida.

Isso não quer dizer que você não possa ter cães de raça com tendência a morder ou que deva esperar até que as crianças estejam na faculdade para comprar um cachorro. Isso significa que você precisa entender melhor por que e quando um cachorro pode morder e tomar atitudes com relação ao cachorro e à família para evitar estes acidentes.

Isso ativa o reflexo de perseguição no cachorro ou é interpretado como uma brincadeira. De qualquer maneira, a única maneira do cachorro pegar a criança é com a boca.

A linguagem corporal canina clássica que sinaliza que está pronto para morder inclui encarar, mostrar os dentes, rosnar, ficar com as pernas esticadas (parecendo na ponta dos pés), pêlos dos ombros, costas e posterior eriçados e a cauda esticada balançando em movimentos rápidos. Normalmente seu aviso final é um olhar mais intenso e um rosnado mais furioso.

Quando a cabeça do cachorro abaixar e as orelhas ficarem juntas ao corpo, pode esperar que o próximo som que você VAI ouvir serão os dentes dele se fechando aonde ele conseguir alcançar você. É claro que as COISAS não precisam chegar a este ponto. Uma pessoa inteligente VAI recuar antes disso.

Para ensinar o seu cachorro a respeitar seus comandos contrate um bomjuca adestrador. Ele vai te ajudar a comandar seu animal de forma segura e correta. Dica enviada pelo Adestrador Juca de Campoadetrador Grande/MS. Conheça o seu trabalho e caso precise, o procure para o treinamento do seu cãozinho.

Um comentário:

  1. Muito interessante. Fiquei conhecendo mais os cães. Quando mais conheço-os mais me assusto com os homens. Se uma pessoa conhecer os sinais de um animal ele conhece as intenções dele. Muito dificilmente ele disfraça suas intenções...
    Um abraço! Estou seguiindo seu blog.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails
 
Contador de visitas
Contador de visitas