quarta-feira, 31 de março de 2010

Oportunidade de negócio: cenografia para festas e eventos!

Cenografia é uma arte, técnica e ciência de projetar e executar a instalação de cenários. Hoje é cada vez mais comum explorar som, luzes e aromas a serviço da cenografia para traduzir uma ideia num ambiente capaz de criar uma atmosfera que envolva o público. Buscar referências no cinema, na TV, na história ou em comportamento para traduzir ideias em ambientes. Isso acontece em feira de eventosMascaras de carnaval , convenções, lojas ou até em passarelas.

A cenografia temática possui uma infinidade de aplicações em eventos de toda natureza como festas, estandes, PDVs, vitrines, etc. Dados da Embratur indicam que o mercado de eventos movimentou, no ano passado, R$ 9,9 bilhões. O Brasil é o 19º país em número de eventos internacionais e um dos maiores do mundo em eventos em geral. Só em São Paulo, realizam-se 64 mil eventos, de grande porte, por ano. No País todo, esse número sobe para 400 mil eventos com mais de 50 pessoas.

Os pequenos eventos, como reuniões empresariais e aniversários, também são responsáveis por grande movimentação no mercado de prestadores de serviços. As empresas estão cada vez mais fazendo festas para comemorar bons resultados e as pessoas físicas contratam empresas para ocasiões especiais, como casamentos, aniversários e formaturas.

Na realização de um evento, a organização, projeto e personalização precisam ser os primeiros itens definidos. O ponto de partida é o planejamento. Ele servirá de base para todos os próximos passos. O projeto deve conter as datas de entrega de fornecedor, contatos importantes, além de um briefing do evento.

Os mais variados tipos de materiais como isopor, madeira, papelão, fibra de vidro, tecidos, etc. são utilizados na produção de cenários. Tudo começa nos computadores, onde é feita uma planta para o cliente aprovar. Desenvolvem-se os desenhos e, quando necessário, executa-se até impressão digital em três dimensões.

Para dar andamento ao negócio, além de contar com profissionais das mais diversas especialidades, como técnicos de som, técnicos de iluminação, designer de interiores, etc., deve-se contar também com os serviços de uma pequena oficina de marcenaria e serralheria para a produção das peças principais.

Quer saber mais sobre o plano de negócios para cenografia? CLIQUE AQUI!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 
Contador de visitas
Contador de visitas