quinta-feira, 18 de março de 2010

Oportunidade de negócio: Melhor idade – serviços de cuidador

Um estudo do Ministério da Saúde concluiu que, dos idosos brasileiros, 85% apresentam pelo menos uma enfermidade crônica e 15% podem ter até cinco doenças. No dia-a-dia, acidentes como quedas são comuns.

“O Brasil está envelhecendo, o que aumenta a procura por profissionais especializados em cuidar dos idosos”, afirma Manuela Couto, uma das idealizadoras de um curso de orientações no cuidado de pessoas da terceira idade, realizado pelo Hiléa (centro de vivência e desenvolvimento de idosos do Brasil) em parceria com a USP.

Se as estatísticas se confirmarem, havercuidador á um aumento significativo de trabalhadores nessa ocupação. Até 2025, deve haver cerca de 34 milhões de pessoas com mais de 60 anos no País.

Isso representa um crescimento de 137% em relação ao ano 2000, de acordo com pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O cuidador de idosos trabalha com a população da terceira idade, fazendo o elo entre o idoso e a família, os serviços de saúde, os poderes públicos constituídos, os grupos de convivência e lazer e a comunidade em geral.

O cuidador é aquele profissional que não tem uma formação de enfermagem. Ele pode ter cursos na área específica para cuidador. Não há pré-requisitos para o ingresso na área. No entanto, especialistas recomendam que o profissional reúna conhecimentos em terapia ocupacional, geriatria e fisiologia, já que essas informações podem auxiliar no atendimento do idoso.

Quer saber mais sobre o plano de negócios para a profissão de cuidador de idosos? Clique AQUI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 
Contador de visitas
Contador de visitas