terça-feira, 30 de março de 2010

Oportunidade de negócio: saúde laboral!

laboralO trabalho é uma das atividades que mais ocupam o tempo de um ser humano e é grande o número de pessoas que passam horas em pé, sentadas numa mesma posição ou realizando repetidamente uma mesma atividade. Com isso, os problemas de saúde de origem física e psíquica são cada vez mais freq uentes e atingem as mais diversas profissões. Com o objetivo de evitar problemas e despertar a consciência da necessidade da qualidade de vida no ambiente profissional, as ações para manutenção da saúde laboral têm se intensificado. Diversos estudos indicam que, em média, a cada R$ 1 investido em saúde laboral, uma empresa pode lucrar até R$ 4, graças à prevenção de afastamentos de funcionários.

A Ginástica Laboral é um conjunto de exercícios físicos realizados pelos trabalhadores no ambiente de trabalho e durante o expediente, com duração de 10 a 15 minutos. É caracterizada pela pausa do trabalhador em suas atividades laborais para a prática de uma atividade física programada e sistematizada. Devem ser realizadas com o apoio de um profissional da área, como fisioterapeuta ou um professor de educação física.

Há vários tipos de Ginástica Laboral, classificados de acordo com seu horário de realização e função - que vai desde o aquecimento de grupos musculares que são requisitados na rotina de trabalho (Ginástica de Aquecimento ou Preparatória), quebra da rotina laboral (Ginástica Compensatória ou de Pausa) e o relaxamento dos grupos musculares mais exigidos (Ginástica de Relaxamento ou Final de Expediente).

A elaboração de um determinado tipo de programa de ginástica deve levar em consideração a realidade de cada empresa e ser adaptado às condições disponíveis.

Todo programa de Ginástica Laboral deve ser desenvolvido após avaliação criteriosa de todos os fatores do ambiente de trabalho, além dos fatores individuais de cada trabalhador.

Quer saber mais sobre o plano de negócios para saúde laboral? CLIQUE AQUI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 
Contador de visitas
Contador de visitas