por Roseli Garcia para Pequenas Empresas & Grandes Negócios
O clima de Copa do Mundo já contagiou o brasileiro, isso é fato. Inclusive – e principalmente – em seus hábitos de consumo.
De acordo com pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) com o instituto Datapopular realizada na cidade de São Paulo, 88,9% dos entrevistados declararam que irão acompanhar as partidas do Brasil no mundial e pretendem gastar, em média, R$ 181 durante a primeira fase do torneio. Se a seleção chegar até a final, esse tíquete deve subir a R$ 357 – o que, se depender do otimismo paulistano, tem tudo para acontecer: 65,1% deles afirmam, categoricamente, que o Brasil conquistará o hexacampeonato na África do Sul.
O levantamento ainda aponta que as bebidas - somando 54% das intenções de compra - lideram entre as categorias de produtos que serão adquiridos com esse orçamento. Dentro desse indicador, as porcentagens dividem-se entre cerveja (44%), refrigerantes (8%) e outras bebidas (2%). Por sua vez, a alimentação deve consumir 20% desse orçamento, dividido entre ingredientes para refeições (9%), petiscos e guloseimas (7%) e gastos em bares ou restaurantes (4%).
Os adereços visuais certamente não ficarão de fora. Desse montante de gastos, a camiseta deve responder por 14%, bolas por 2% e apitos e bandeiras por 2%, sendo que somente 8% dos entrevistados não pretendem fazer gastos extras. Além dos acessórios, a camisa verde-e-amarela é outro item que a torcida não abre mão: mais da metade dos paulistanos (53%) irá utilizar uma camiseta alusiva ao Brasil. Dentro dessas intenções, 52% afirmaram que pretendem vestir uma camisa oficial da seleção, enquanto os demais (48%) dizem que irão usar uma camiseta de torcida informal.
Com toda essa predisposição em gastar, você, empreendedor, deve aproveitar essa oportunidade para montar diferenciais em seu negócio e, consequentemente, fidelizar o seu cliente. Numa época em que a emoção se sobressai à razão, a temática deve ser, sim, amplamente explorada nos produtos e serviços do seu estabelecimento. Sugiro que pense em brindes especiais, promoções, sorteios e até mesmo nos tradicionais bolões.
Confira por que eu digo que você deve levar esses fatores em consideração: na pesquisa, 10% dos entrevistados declararam participar de sorteios e promoções promovidos por lojas/empresas, enquanto 15% estão arriscando um palpite em algum bolão de apostas. O gasto médio com essas apostas pode chegar a até R$ 118! Veja só a oportunidade que você pode tirar proveito nesse evento sazonal, que poderá se estender até o próximo mês, conforme o desempenho da seleção.
Copa do Mundo é tempo de reunir amigos e família para celebrar as vitórias. Com isso, por que não aproveitar para incrementar o seu negócio com diferenciais? Como sempre costumo dizer, pequenos detalhes geram grandes diferenciais, e isso é fundamental quando se busca um espaço na preferência da clientela. Mãos à obra!
Nenhum comentário:
Postar um comentário