terça-feira, 22 de junho de 2010

Tudo para montar o escritório em casa

Por Wilson Gotardello Filho para Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Montar o escritório em casa — seja por necessidade ou por vontade — é uma tendência no Brasil. Segundo dados do Plano Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD), 18,7 milhões de brasileiros trabalham por conta própria no lar. Ter uma boa estrutura tecnológica é fundamental para que o negócio caseiro funcione. Para Ivair Rodrigues, diretor de pesquisa da consultoria ITData, é importante prestar atenção nos detalhes, para não ter uma surpresa desagradável depois. “Um antivírus muito potente, por exemplo, é essencial. Lembre-se de que você estará lidando com arquivos da empresa e não pessoais”, diz. Foi para ampliar a segurança que Silvana Santos Andrade, 37 anos, proprietária da empresa de organização de festas Unidunitê, limitou o uso do computador em seu home office. “Tenho três filhos, mas o computador é só para a empresa. Tenho medo de pegar algum vírus ou perder arquivos importantes”, diz.

Além do investimento em segurança, vale considerar alguns equipamentos que facilitam o dia a dia da empresa. Se o empreendedor trabalha com muitos clientes e realiza visitas externas, o ideal é adquirir um notebook. Caso contrário, um desktop atende às necessidades. Um leitor de código de barras é uma opção interessante para quem paga todas as obrigações financeiras pela internet — esse tipo de equipamento pode ser encontrado em lojas de artigos de informática a preços que variam de R$ 100 a R$ 1.000. Confira a seguir outros itens que ajudam quem toca o negócio de casa.

Revista PEGN

1. ROTEADOR DIR-600 | D-LINK, R$ 179
Se o seu computador não for o único em uso, é importante contar com um roteador. Assim, a conexão pode ser compartilhada por outros aparelhos na casa. O DIR-600 tem switch integrado de quatro portas, o que possibilita a conexão direta de até quatro máquinas, e tecnologia firewall, que protege contra ataques de hackers. A área de cobertura é de 200 metros quadrados.


2. HD EXTERNO EGO 1TB | IOMEGA, DE R$ 699
Um hard disk externo é uma boa alternativa para realizar o backup dos arquivos da sua empresa. Para dar mais segurança ao home office, é fundamental armazenar dados estratégicos em um local que não seja o HD do computador. “É indiscutível a necessidade de algum tipo de solução backup, e o HD externo é a mais simples delas”, diz Rodrigues, do ITData. Além do modelo de 1 TB, o eGo tem versões de 500 GB (por R$ 599) e de 2 TB (por R$ 1.199).


3. NOBREAK BACK-UPS BR1200BI-BR | APC, R$ 489
Um nobreak possibilita manter equipamentos ligados mesmo quando há falta de energia. O dispositivo vem com baterias internas que entram em ação imediatamente após o corte do fornecimento. Protege contra danos no hardware e previne perdas de dados. O Back-UPS BR 1200VA consegue sustentar um computador com monitor por até 1 hora e 20 minutos e tem entrada para oito tomadas.


4. FONE E MICROFONE LIFECHAT LX 2000 | MICROSOFT, R$ 89
Lidar com clientes e fornecedores fora do estado ou do país pode ser extremamente caro. Para evitar sustos com a conta telefônica, o ideal é ter uma solução VoIP (voz sobre IP) e economizar com as ligações. Um bom equipamento de áudio para quem trabalha dessa maneira é fundamental. O Lifechat LX 2000 tem design dobrável, controle de volume, microfone embutido e tecnologia plug and play, ou seja, não necessita de software. Basta conectá-lo ao computador e começar a falar.


5. MULTIFUNCIONAL PLATINUM PRO905 | LEXMARK, R$ 1.099
Mais do que simplesmente imprimir documentos, quem trabalha em casa precisa estar pronto para todas as demandas gráficas. Por isso, é indicado investir em uma multifuncional com recursos de impressão, scanner, fax e copiadora. A Platinum Pro905 tem tela de controles em que é possível acessar e imprimir conteúdo diretamente da internet, sem necessidade de utilizar o computador. Além disso, digitaliza documentos e envia por e-mail a partir da multifuncional.

6. STORAGE STORCENTER IX-2 200 1 TB | IOMEGA, R$ 1.399
É ideal para quem tem mais de um computador em seu escritório caseiro. Com o Storage, é possível ligar no mesmo local todos os eletrônicos, como computadores e impressoras. Essa arquitetura também permite que os arquivos mais importantes fiquem guardados fora do hard disk. O usuário pode inclusive passar arquivos para a máquina com um pen drive, sem ligar o desktop. O equipamento vem com softwares da EMC e também está disponível na versão de 2TB, com valor de R$ 1.899.

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