segunda-feira, 7 de junho de 2010

Panorama do setor de cultura no mundo - Potencialidades

cultura A produção, a circulação e o consumo de bens e serviços culturais começaram a ser percebidos como um segmento de peso na economia das nações já no período pós-guerra. Mas foi apenas na década de 1970 que o interesse pelo setor cresceu.

Na década de 1990 a cultura ganha espaço nos órgãos internacionais de cooperação, como BID, Pnud, OEA, Ompi, e Mercosul, que passam a incluir questões relacionadas à Economia da Cultura em seus escopos de ação.

Hoje a Economia da Cultura responde por 6% do PIB dos EUA (números de 2002), por 4% da força de trabalho e pelo principal produto de exportação do país. Na Inglaterra corresponde a 8,2% do PIB (2001), cresce 8% ao ano desde 1997 e emprega 6,4% da força de trabalho. Na África do Sul emprega 17% da mão-de-obra; 5% no Canadá.

Em 1998 o comércio internacional de produtos e serviços culturais movimentou US$ 388 bilhões. O Banco Mundial estima que a Economia da Cultura responda, hoje, por 7% do PIB mundial (2003).

A Economia da Cultura, ao lado da Economia do Conhecimento (ou da Informação), integra o que já se convencionou chamar de Economia Nova, dado que seu modo de produção e de circulação de bens e serviços, altamente impactados pelas novas tecnologias e baseado em criação e propriedade intelectual, não se compara ao modelo da economia industrial clássica.

O modelo da economia industrial tende a considerar o desenvolvimento como uma característica de setores com estrutura relativamente estável e duradoura. O modelo da Economia da Cultura tende a ter a inovação e as constantes mudanças como aspectos a considerar em primeiro plano.

As novas tecnologias (internet, celular, difusão digital – TV, cinema, fonogramas, obras literárias e acadêmicas) criaram novos produtos, novas formas de difusão, novos modelos de negócio e novas formas de competição por mercados, tornando a Economia da Cultura um setor estratégico na pauta dos programas de modernização e desenvolvimento de muitos países. Podemos citar o exemplo da Inglaterra, que tem hoje um Ministério das Indústrias Criativas como marco da crescente importância que o setor vem adquirindo nas economias nacionais.

Seus índices em diversos países apontam que a Economia da Cultura é um setor em forte crescimento. Criar mecanismos adequados de desenvolvimento e fomento dos setores da Economia Nova baseados em ativos intangíveis é hoje um desafio na pauta mundial.

Algumas características e potencialidades do setor:
• Produção não poluente;
• Inovação tecnológica;
• Fortemente vinculada às características regionais e locais;
• Gera emprego e renda;
• Gera tributos – impostos, taxas e contribuições;
• Estimula novas qualificações profissionais;
• Alimenta a economia associada a outros segmentos produtivos;
• Valoriza tradições e histórias locais;
• Promove a inclusão social e o reforço da cidadania;
• Promove a diversidade e o respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 
Contador de visitas
Contador de visitas