Serviços oferecidos pelos Correios facilitam a exportação de produtos brasileiros
O serviço Exporta Fácil foi criado, em 2000, pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos para facilitar a exportação de determinados produtos de micro, pequenas, médias e grandes empresas.
Criado em 2000, pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), o serviço Exporta Fácil tem o objetivo de facilitar a exportação de determinados produtos de micro, pequenas, médias e grandes empresas em vendas externas de até US$ 10 mil, com limite de peso de 30 quilos.
Há dois tipos de remessa: Documento (referente à documentação formal da exportação) e Mercadoria (amostras e/ou produtos com valor comercial). O cliente também pode optar por uma das quatro modalidades de remessas – Econômica, Prioritária, Expressa (EMS Mercadoria) e Premium (Sedex Mundi) – de acordo com a velocidade de entrega desejada.
O preço varia de acordo com o tipo de remessas, e o serviço é oferecido em mais de 4.400 agências em todo o Brasil.
Os produtores também utilizam o Exporta Fácil WEB, pela Internet: lá, podem consultar preços e prazos dos serviços e imprimir o formulário da remessa (com informação de endereçamento, recibo de postagem, declaração para a Alfândega, conhecimento aéreo de embarque de carga (AWB) e guia de instruções).
Os Correios contam com recintos alfandegários da Receita Federal em suas instalações, o que agiliza o trâmite aduaneiro das remessas postais ao enviar para o exportador o certificado de exportação emitido pelo Sistema de Comércio Exterior (Siscomex). O certificado retorna ao exportador em qualquer lugar do país, evitando o deslocamento até as cidades que dispõem de autoridades alfandegárias para liberar suas remessas. O serviço inclui seguro automático, seguro opcional de até US$ 10 mil, pagamentos a faturar e coleta domiciliar.
São exportados jóias, livros e jornais, produtos farmacêuticos, vestuário e seus acessórios, dentre outros itens e mais recentemente os Correios estão estudando a possibilidade de trabalhar também com flores e plantas ornamentais, mais para isto são necessárias várias alterações de logística e estabelecimento de parceiras, uma vez que as exigências são muitas.
Embalagens
A falta de embalagem e refrigeração adequadas é uma dificuldade. Para exportar produtos delicados como flores e plantas ornamentais é necessário dispor de uma logística especial. Violetas, rosas e orquídeas, por exemplo, são bastante frágeis, exigem refrigeração e, por isso, os Correios não trabalham com tais remessas. O maior volume de exportação é de flores secas, e sementes que resistem bem às condições do transporte.
Embora os Correios ofereçam uma linha diversificada de caixas, usadas em produtos despachados para destinos no Brasil e no exterior, a maioria não atende às necessidades dos floricultores.
Barreiras à exportação
Equipes de assistentes de comércio exterior das delegacias regionais dos Correios orientam os exportadores sobre as normas do país importador (procedimentos nas alfândegas e legislação interna, dentre outras exigências). Além da fiscalização pertinente à segurança nos aeroportos e vôos, há grande vigilância na exportação de produtos vegetais por causa do risco de transmissão de doenças, fungos e bactérias que possam infectar e prejudicar o meio ambiente e a flora do país importador.
O valor de exportação via Exporta Fácil passou de 10 para 50 mil dólares.
ResponderExcluirAtte.,
Marcilene Cedro