segunda-feira, 24 de maio de 2010

Atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é vital para a concretização do negócio e, consequentemente, para o sucesso da empresa

fiqueatentoO atendimento ao cliente é vital para o sucesso de uma empresa, pois o "consumidor" é quem propicia a sobrevivência de um negócio.

O cliente deve sair satisfeito com o atendimento recebido e com suas necessidades supridas pelos produtos adquiridos. A empresa deve verificar como ele se comporta, quais são as necessidades dele e como supri-las.

Deve-se estabelecer a cultura de bom atendimento ao cliente, com serviços de alto nível em toda a equipe de vendas.  

Orientar o pessoal da loja para ser rápido e solícito com o cliente é uma necessidade para cativar um consumidor para vendas futuras. O vendedor deve ser treinado para atender a cada cliente como "o seu cliente" – aquele a quem ele deve dar toda a atenção, pois é a razão do trabalho e da profissão.

Além disso, o vendedor t em de conhecer profundamente todos os detalhes da mercadoria que está oferecendo ou que o cliente está pedindo. É fundamental ter em mente que nunca é perda de tempo fazer demonstrações e prestar detalhadas informações aos atendentes sobre toda a linha de produtos da loja. 

Os dez mandamentos do bom vendedor
1)  Ter entusiasmo em vender. 
2)  Manter impecável a apresentação pessoal. 
3)  Ser persistente. 
4)  Possuir boa memória. 
5)  Falar fluente e claramente. 
6)  Ter ambição. 
7)  Ter tato. 
8)  Vestir a camisa da empresa. 
9)  Manter o autocontrole. 
10) Falar a verdade.

Os sete passos fundamentais da boa venda
1) Conhecimento da mercadoria.
2) Abordagem inicial positiva.
3) Descobrir a real necessidade do cliente.
4) Apresentação dos benefícios do produto vendido e somente após isto apresentação das características.
5) Superação das objeções apresentadas pelo consumidor.
6) Fechamento da venda, quando perceber que o produto atende à necessidade e aos desejos do cliente.
7) Realizar a venda adicional, alertando o consumidor sobre algo que possível ou eventualmente ele tenha esquecido de pedir ao vendedor.

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