quarta-feira, 26 de maio de 2010

Idéia de negócio: clínica de cuidados para os pés

podologiaAssim como respirar, por ser tão instintivo e natural, não percebemos a complexidade envolvida no ato diário de caminhar. No entanto, qualquer passo mobiliza 650 músculos e 80% dos ossos do corpo humano. E o maior responsável pela tarefa é o nosso querido pé, um membro anatômico de suporte e deslocamento, composto por 26 ossos, 33 articulações, 107 ligamentos e 19 músculos. Em passos largos, saltos e corridas, esta estrutura magnífica chega a suportar cinco ou seis vezes o peso total do indivíduo. Sua intensa utilização ao longo do tempo, sem o devido cuidado e preservação, pode provocar calos, calosidades, fissuras, infecções, unhas encravadas, verrugas, bolhas e micoses. Sapatos inadequados, intensidade na prática de esportes, salto alto e falta de higiene são os principais agentes causadores de problemas.

Com o intuito de estudar a anatomia e patologia deste órgão vital para o ser humano, surgiu a podologia – termo formado do prefixo grego “podos” (pé) e do sufixo “logos” (estudo). A prática existe desde 54 d.C, quando o soldado Cayus removia e tratava os calos da mulher do imperador romano Nero. Inscrições e desenhos egípcios também reproduziam um calista cuidando de suas pacientes. Na França, no reinado de Luís XIV no século XVIII, surgiram os primeiros quirópodos – a primeira espécie de pedicuria. Durante o século XX, foram inventados alguns instrumentos por pedicuros para tratar os pés, tais como canivetes e navalhas para desgastar calos, cacos de vidro para raspar unhas e penas de pato para desencravar unhas.

Atualmente, as clínicas de cuidados para os pés atuam na investigação, prevenção e prognóstico de saúde. Elas também oferecem serviços estéticos (de assepsia, reforma e pintura de unhas, esterilização e hidratação de pés), relaxantes (de massagens terapêuticas) e posturais (correção do caminhar). Os profissionais que atuam na área capacitam-se através de cursos de qualificação profissional de pedicuro e cursos técnicos em podologia, oferecidos por instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação.

Para não meter os pés pelas mãos, o empreendedor deve realizar pesquisas de mercado e de viabilidade do negócio. Mais informações, clique AQUI!

Um comentário:

  1. Acha mesmo que essa seria uma proposta de negócio viável nos dias de hoje?

    Mesmo com a oferta absurda de clínicas podologistas que estão no mercado?

    ACho que o investimento em sociedades desse ramo de negócio seriam mais vantajosas. Esse ramo está em crescimento, resta saber se já atingiu ou não a saturação.

    Daniel
    www.ideiascorporativas.wordpress.com

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails
 
Contador de visitas
Contador de visitas