quinta-feira, 27 de maio de 2010

Já pensou em ganhar dinheiro com pão?

Por Silmara Cossolino para o Blog do Trabalho20_Pães Bonitos.jpg

O segmento da panificação deve crescer cerca de 6% este ano, avalia Flávio Bertollo, presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação do Espírito Santo (Sindipães). O crescimento – superior a 2009 – deve-se à diversificação de produtos e serviços oferecidos pelas padarias atualmente, o que têm atraído novos perfis de consumidores.

“O segmento da panificação vem demonstrando expressivo crescimento na participação de mercado nos últimos anos. Uma pesquisa realizada pelo Sindipães, em parceria com o Sebrae-ES, revelou que, somente no estado, o setor teve um crescimento de 5,3% no faturamento de 2009, em relação a 2008″ relata o dirigente.

Segundo Bertollo, o crescimento vivido hoje pela economia brasileira tem demandando cada vez mais profissionais capacitados no segmento, implicando um aumento significativo no número de contratações, já que as padarias, atualmente, estão ampliando seu mercado para diversos outros nichos, como cafeteria e restaurante.

“Esse movimento exige a entrada de novos profissionais dessas outras áreas e, por conseguinte, implica geração de novos postos de emprego. Vale lembrar que, como a demanda é crescente, a mão de obra qualificada disponível não é suficiente para suprir as necessidades do mercado, que apresenta relativa carência de profissionais para atuarem no segmento da panificação”, diz ele.

Segundo o Sindipães, a panificação brasileira responde por 700 mil trabalhos diretos e 1,5 milhão indiretos. Somente no estado do Espírito Santo, esses números chegam a mais de 25 mil empregos diretos e 40 mil indiretos.

“Como em todas as profissões, o profissional da panificação deve gostar da sua área de atuação, neste caso,  se identificar com a área de alimentação. Além disso, deve ter noções básicas de manipulação de alimentos, ser criativo, buscando sempre inovações e informações, atualizando seus conhecimentos e práticas, com foco na qualidade dos processos e no resultado final que agrade ao paladar dos clientes”.

Levantamento realizado pelo Programa de Apoio à Panificação (Propan) mostra que o faturamento do setor saltou de R$ 43,9 bi em 2008 para R$ 49,5 bi em 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 
Contador de visitas
Contador de visitas