segunda-feira, 10 de maio de 2010

Idéia de negócio: artesanato em papel (machê e papietagem)

Conta a história que o papel foi inventado na China, por volta do Século II a.C., sendo o segredo de tal invenção mantido por mais de 500 anos. Ele foi desvendado pelos árabes que conseguiram produzir papel também, utilizando técnicas diferentes, mas o produto final apresentava semelhança no resultado final. Os métodos que os árabes adotaram para conseguir o segredo da produção de papel não foram nada ortodoxos, flor_de_papelpois ocorreram vários seqüestros e torturas de chineses que tinham conhecimento da técnica de fabricar papéis.

Posteriormente os japoneses aperfeiçoaram as técnicas que até então eram utilizadas na fabricação de papel, passando a ser produzido por meio de uma pasta de matéria fibrosa de origem vegetal refinada. Era adotada, quando assim requeria, uma sistemática de branqueamento por meio de uso de colas ou por intermédio de corantes.

Os próprios descobridores do papel, os chineses, também foram os que primeiro criaram as diversas aplicações de tal invenção nos processos conhecidos como papietagem ou papelagem.Fabricavam capacetes e recipientes para líquidos, além utiliza-lo na fabricação de diversos utensílios, como pratos, caixas e outros objetos. Com a chegada dessa invenção no ocidente as técnicas passaram a ser utilizadas de forma mais ampla e acentuada na fabricação de ornamentos e outros objetos de arte.

Na Europa, o primeiro país que conseguiu transformar papel em criações com real valor artístico foi a França, dando uma nova roupagem as trabalhos primitivos que até então eram trazidos do Oriente.

No Brasil, o artesanato com papel teve início de forma extremamente tímida. Os trabalhos eram produzidos apresentados e comercializados em feiras improvisadas, normalmente em praças. Quem produzia os trabalhos eram artesãos que tinham interesse em manter ativa uma tradicional cultura,  também era encarado como hobby ou passatempo de hippies ou de donas de casa. No entanto, esse cenário teve uma mudança bastante expressiva nos anos 90. Tal mudança não foi motivada pelo processo de ampliação de crença no artesanato, até então relegado ao segundo plano, mas sim pelo alto nível de desemprego que se abateu sobre o nosso País naquela década. Curiosamente isto coincidiu com a crescente valorização e uma grande demanda pelos produtos de artesanato. Com isso criou-se então uma nova e promissora atividade econômica de mercado.

Quer saber mais? Visite o site do SEBRAE e monte seu plano de negócio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 
Contador de visitas
Contador de visitas