terça-feira, 25 de maio de 2010

Cada colaborador é responsável pelo sucesso da empresa

Curso 'Como Vender Mais e Melhor' (CVMM), desenvolvido pelo Sebrae via internet e oferecido gratuitamente, dá uma visão global sobre o processo de vendas

A venda de um produto ou serviço é a finalidade de todasebrae empresa. Dar uma visão global a esse processo e integrar em torno dele todas as demais ações de uma empresa constitui o objetivo principal do curso 'Como Vender Mais e Melhor' (CVMM), desenvolvido pelo Sebrae via internet e oferecido gratuitamente.

João Carlos Moreno, de Presidente Prudente (SP), tutor-coordenador do CVMM, diz que um dos pontos principais do curso é valorizar o vendedor e a informação que este profissional traz para a empresa.
João assinala que cada colaborador da empresa precisa se sentir responsável pela venda e pelos resultados.

O tutor-coordenador afirma que um profissional de vendas deve agregar em sua bagagem não apenas a habilidade técnica como princípios, caráter e a capacidade de se relacionar bem com as outras pessoas. O 'Como Vender Mais e Melhor' chama a atenção do aluno para que identifique a essência de seus produtos e serviços, aquilo que realmente importa ao cliente.

Segundo o curso, o potencial comprador recebe uma classificação que varia de cliente passante, entrante, comprante, recomprante, e, por último, fã ou recomendante, aquele que não apenas adquire algo como divulga a empresa para outras pessoas.

"Cabe ao empresário buscar sempre elevar os clientes para o próximo nível e deixar o comprador cada vez mais satisfeito com o atendimento", diz João Carlos. "A pessoa com maior grau de satisfação em relação ao atendimento ajuda a ampliar a base de clientes da empresa, o que causa o aumento no faturamento", observa.

A representante comercial Rita de Cássia Santos, de Belém (PA), fez o curso recentemente e menciona que 'Como Vender Mais e Melhor' evidencia para os alunos a importância de valorizar o cliente e de trabalhar com o atendimento em vários momentos, inclusive no pós-venda.

"Estou aplicando o que aprendi com o curso na empresa em que trabalho, dando a maior atenção possível ao cliente", informa. “Procuramos mostrar ao cliente que nosso trabalho é sério, que estamos à disposição para ajudá-lo e não apenas para empurrar um produto, como muitos fazem", salienta.

Rita menciona que um dos aspectos importantes do curso pela internet diz respeito ao ambiente educativo, com a possibilidade de interação com os outros colegas, compartilhando opiniões.
Helder Vicente Lima, de Belo Horizonte (MG), possui uma empresa que trabalha com áudio para publicidade. Ele afirma que aprendeu muito com a questão de colocar a venda como um objetivo em todos os setores de seu empreendimento, como o financeiro, a produção e a administração.

"O serviço financeiro te diz quanto você precisa vender, a produção cria serviços inovadores para o cliente e a administração atua ofensivamente para que a empresa consiga vender melhor", explica.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias – (61) 3348-7494 e 2107-9362/9359
Informações sobre os cursos no site do Sebrae (
www.sebrae.com.br), clicando em Aprenda com o Sebrae/Cursos pela Internet

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