Considerada uma versão mais sofisticada das antigas costureiras de bairro, o ateliê de vestidos pode, inicialmente, oferecer produtos exclusivos para orçamentos limitados. Alguns empreendimentos se especializam em confeccionar vestidos sob encomenda para classes mais altas. Em ambos os casos, a aquisição de um vestido de festa personalizado representa um a excelente alternativa para evitar o constrangimento de se deparar com outra convidada com o mesmo traje em um evento social.
No Brasil, o setor ganhou impulso devido a alguns fatores contingenciais. A indústria têxtil nacional passou a confeccionar tecidos com alto padrão, resultado creditado à globalização e aos investimentos na década de 90. Além disso, a exposição global de modelos e grifes brasileiras abriu espaço no mercado europeu e norte-americano para os nossos ateliês de costura.
Os estilistas de sucesso, normalmente, começam com uma pequena produção caseira, voltada para parentes, amigos e indicações. Com o tempo, conseguem definir uma linha de criação, estabelecer um processo eficiente de produção e ainda manter as características artesanais do produto. Este modelo de negócio alavancou o crescimento de muitas marcas famosas da moda.
Porém, o êxito não depende apenas do talento e da criatividade para a costura. O empreendedor precisa conhecer o negócio, as tendências do mercado e os processos de gestão da empresa.
Mais informações sobre o empreendimento podem ser obtidas por meio da elaboração de um plano de negócios. Quer saber como? Clique AQUI!
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