sexta-feira, 23 de abril de 2010

Oportunidade de negócio: agência de storyboard!

CapturePara o consumidor a diferença entre um filme, um software ou game para internet são facilmente perceptíveis. O que muitos não imaginam, no entanto, é que o processo produtivo destes produtos são muito semelhantes. Dentre estas semelhanças, destacam-se o uso de algumas ferramentas de desenvolvimento comuns e o fato dos projetos de desenvolvimento ser divididos em etapas: especificação (roteiro) - design - produção de conteúdo - programação – teste / revisão – aprovação, podendo haver algumas variações, dependendo do produto final.

Dentre as várias técnicas utilizadas no processo de desenvolvimento de um produto audiovisual está o storyboard (Roteiro em Quadrinhos). O storyboard é uma importantíssima ferramenta de construção e visualização, normalmente elaborada na fase inicial de desenvolvimento e que permite que a equipe envolvida no projeto anteveja o resultado final do trabalho. Inicialmente criada para os filmes de animação, o storyboard teve sua utilização expandida para outros tipos de produtos (filmes, softwares, games, animações, websites, simuladores, etc.).

Na realidade, um storyboard cumpre três funções: 1) ajuda os criadores a visualizar a estrutura do projeto (filme, software, game etc.) e discutir a seqüência dos planos, os ângulos, o ritmo, a fluxoCapture2 de exposição das telas / cenas, no caso dos filmes, as expressões e atitudes dos personagens; 2) ajuda a apresentar o roteiro para os responsáveis pela aprovação e liberação de verbas; 3) orienta a produção / desenvolvimento, lembrando aos realizadores os que realmente foi aprovado pelo patrocinador ou cliente do projeto.

Embora o mercado ofereça muitos programas si  muladores de storyboards, os desenhos feitos à mão livre continuam bastante utilizados. Portanto, este acaba sendo um ramo de trabalho bastante abrangente, sendo uma boa opção de renda não só para aqueles empreendedores com habilidades para desenhar, mas também para quem têm habilidades com softwares de animação, criatividade e gosto pelo mercado de produção audiovisual.

Quer saber mais? Visite o portal do SEBRAE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 
Contador de visitas
Contador de visitas