quinta-feira, 15 de abril de 2010

Oportunidade de negócio: iluminação e som para eventos!

Dados da Embratur indicam que o mercado de eventos movimentou, no ano passado, R$ 9,9 bilhões. O Brasil é o 19º país em número de eventos internacionais e um dos maiores do mundo em eventos em geral. Só em São Paulo, realizam-se 64 mil eventos, de grande porte, por ano. No País todo, esse número sobe para 400 mil eventos com mais de 50 pessoas.

Os pequenos eventos, como reuniões empresariais e aniversários, também são responsáveis por grande movimentação no mercado de prestadores de serviços. As empresas estão cada vez mais fazendo festas para comemorar bons resultados e as pessoas físicas contratam empresas para ocasiões especiais, como casamentos, aniversários e formaturas.

Fazer um evento requer equipamentos que se adaptem àquiluminacaoilo que a festa ou o ambiente se propõem. Para isso, existem empresas que trabalham com a locação de produtos para reuniões simples, até encontros que requerem conjuntos mais sofisticados. É nesse nicho de mercado que os serviços de iluminação e som se inserem.

O aluguel de equipamentos de iluminação e som para festas, a exemplo de tantos outros serviços voltados ao ramo de eventos, tem sido beneficiado pelo bom desempenho que o setor vem apresentando.

O trabalho de iluminação e som requer conhecimento multidisciplinar. O profissional  deve não só operar os equipamentos como: computador, mixer, CD / MP3 players, caixas de som, telão, microfone, tubos de leds, strobos, laseres, canhões de luz, entre outros; bem como realizar a manutenção adequadamente, pois os equipamentos são sujeitos a ambientes prejudiciais ao seu funcionamento. Não obstante, o trabalho ainda inclui conhecimento de acústica de ambiente e logística. Além disso, deve ter amplo conhecimento musical para planejar a festa de acordo com o desejo do cliente. A seleção do repertório é o fator-chave de sucesso, pois deve ser apropriado ao tipo de evento e de forma a desencadear satisfação nas pessoas. De forma geral, o profissional deve ter como características a criatividade, concentração, lógica, ritmo e precisão.

Para implantar o negócio, o empreendedor deve contar com equipamentos básicos próprios, tais como: set lights, racks com dimmer e moving lights, para iluminação, e, caixas de som, amplificadores, mesa de som, CD player e microfones, para sonorização. Equipamentos especiais ou de uso eventual devem ser terceirizados, ou seja, alugados de parceiros.

Quer conhecer mais sobre o universo de iluminação e som para festas e eventos? Clique AQUI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 
Contador de visitas
Contador de visitas