terça-feira, 27 de abril de 2010

Oportunidade de negócio: loja de presentes!

O negócio relacionado ao varejo de presentes vem crescendo junto com alguns segmentos de mercado como decoração e objetos do lar. Todavia, não se deve esquecer que este tipo de negócio também depende de datas festivas, já que a maior procura por presentes ocorre nos meses de maio, junho, agosto, outubro e dezembro.
As lojas de presentes são lojas que vendem pequenos objetos, das mais diversas utilidades, como sachês, curiosidades, gadgets, etc. Não devem ser confundidas com as lojas de louças, cristais e pratarias, 130131454_1029537434que também são comumente chamadas de lojas de presentes.

Os presentes mais procurados hoje são bichinhos de pelúcia, porta-retratos, bijuterias, artigos para decoração, arranjos de flores e enfeites residenciais. Isso porque o consumidor está em busca de presentes bons e relativamente baratos. Outro detalhe que não deve ser esquecido é que com a concorrência direta dos supermercados o mercado de artigos para presentes está mais competitivo. Desta forma é importante que o empresário defina um mix de produtos diferenciados e inovadores, agregando, inclusive, peças do artesanato local.

A localização da loja é um fator muito importante para o negócio. A loja deve estar localizada próxima aos chamados “polos geradores de público”, tais como shopping centers, supermercados, bancos e escolas. Para incentivar as vendas, o empresário deve colocar à disposição dos consumidores alternativas como o vale-presente e a lista de presentes, que são consideradas as estratégias de negócios mais importantes dos últimos anos.

O capital para abrir uma loja de presentes varia conforme o porte do estabelecimento, dos produtos oferecidos e do estoque. Normalmente essas lojas são de pequeno porte e ocupam uma área da ordem de 30 a 40 m².

Segundo informações de empresários do ramo, a quantidade de estoque é medida pelo tempo gasto entre a nova compra e o seu tempo de recebimento. Por exemplo: se a loja vende 500 itens por dia e o tempo entre a compra e o seu recebimento são de 7 dias, então você deverá ter em seu estoque mais ou menos 3.500 peças ou 10% além, ou seja, mais ou menos 3.850 peças. É relevante que a loja  esteja sempre cheia de mercadorias, pois as vendas são proporcionais à quantidade de itens expostos.

Segundo consultores do setor, é fundamental que os iniciantes tenham disciplina para cuidar do negócio. Também é fundamental manter o controle sobre o estoque. “O comerciante deste segmento ganha com o giro dos produtos, pois a margem de lucro não é alta. Por isso, a variedade de itens é decisiva no sucesso da loja”.

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